Há mais de meio ano que Dona Amélia Figueiredo não sai de…
Dois Carnavais, folia a dobrar. Tradição secular em Canas de Senhorim e…
Há sabores que contam histórias! No Carnaval de Quintela de Azurara, em…
por
Mariana Mouraz
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Pedro Baila Antunes
A Câmara de Sátão organiza este sábado (22 de fevereiro) uma tertúlia de homenagem ao compositor e violista João Gomes, natural do concelho. A iniciativa que destaca ainda a importância do fado na música portuguesa acontece no centro da vila, na Igreja de Santa Maria (antiga Igreja Matriz, junto à Biblioteca Municipal), a partir das 16h00.
Natural da freguesia de Rio de Moinhos, João Gomes dispõe de “um vasto currículo musical”, como recorda em comunicado a autarquia de Sátão. O músico chegou a colaborar com Carlos Paredes e outros ao longo da sua carreira.
João Gomes rumou a Lisboa com apenas 14 anos, onde começou a frequentar a escola de música do professor Duarte Costa, onde desenvolveu a sua aprendizagem na viola (guitarra clássica). Fez ainda vários cursos no Conservatório Nacional.
Foi também professor de viola e integrou a orquestra que acompanhou a ópera de Giuseppe Verdi “Otelo” no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Com Luiz Goes – considerado um dos grandes nomes da canção de Coimbra –, João Gomes participou em vários programas televisivos, com destaque para o “Zip-Zip” em 1969.
O violista de Sátão colaborou na gravação de vários discos, tendo trabalhado com Carlos Paredes no LP “Coimbra de Ontem e de Hoje” e na qualidade de compositor em “Cantiga para Quem Sonha”, “Cantiga Para Quase Todos” e “Última Canção de Amor”.
Segundo a Câmara de Sátão, o evento deste sábado pretende celebrar o fado. A sua importância como símbolo de identidade nacional será o tema principal da tertúlia “Canção de Coimbra”.
Segue-se um jantar convívio no restaurante Reta do Pereiro, a partir das 19h00, cujas inscrições estão abertas até quinta-feira (dia 20) no Gabinete de Atendimento ao Munícipe ou através do e-mail academia.fado.coimbra@gmail.com. O preço é de 20 euros por pessoa.