Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
por
Mariana Abrantes
por
José Carreira
A aldeia de Quintela de Azurara, em Mangualde, prepara-se para receber o Carnaval entre os dias 2 e 4 de março, com um programa que inclui animação de rua, bailes, concertinas, tradições antigas e gastronomia típica.
As celebrações começam no domingo dia 2, com a Feirinha de Entrudo às 14h00. Meia hora depois, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde marca o ritmo, seguida, às 15h30, pela atuação da Alcatuna. À noite, às 21h30, realiza-se o Baile de Máscaras com a banda Uskadkasa.
Na segunda-feira, dia 3, a população reúne-se às 19h00 em torno de uma fogueira. Segue-se, às 19h30, um passeio noturno de BTT. A partir das 21h30, há animação de rua com o Grupo de Concertinas de Mangualde, a Escola de Música “A Pauta” de Vila Nova de Oliveirinha e o Grupo de Concertinas do Dão. Às 22h30, são servidas as tradicionais papas de milho e, às 23h45, sobe ao palco o grupo Bafo de Bode.
Na terça-feira de Carnaval, dia 4, as festividades começam cedo, às 5h00, com o “Cantar a Madrugada” e café preparado em panela de ferro. Durante a tarde, a Feirinha de Entrudo reabre às 14h00 e, quinze minutos depois, há animação de rua com grupos de bombos, bandas e teatro de rua. Às 17h15, realiza-se a Sacada, um jogo que se mantém há mais de dois séculos, no qual jovens mascarados desafiam os homens mais velhos. À noite, às 21h30, há teatro de palhaços, seguido de um espetáculo de fogo às 22h30. A procissão e leitura do testamento acontecem às 23h30, encerrando com o Enterro do Entrudo à meia-noite.
Antes do Carnaval, outras tradições já estão em curso. Esta quarta-feira, 19 de fevereiro, têm início os “Casamentos”, um momento em que os compadres anunciam os noivos fictícios da aldeia, com respostas afiadas das comadres no dia 26 de fevereiro. No dia 23, há o jogo da Panela de Barro às 15h00 e, uma hora depois, a Roda de Entrudo com danças populares.
O Carnaval de Quintela de Azurara mantém vivas as práticas ancestrais que envolvem a população e visitantes em dias de convívio.