Académico de Viseu Oliveirense_foto Liga Portugal_2
CODU INEM
25 de Abril 2025_Assembleia Municipal de Viseu_Ribafeita 20
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25

Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…

24.04.25

Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…

24.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Concelho » Lamego » Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura

Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura 

Aniversário é festejado este domingo, 23 de fevereiro, com programa que inclui concerto de três bandas do concelho

Carolina Vicente
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura - Jornal do Centro
19.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura - Jornal do Centro
19.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura - Jornal do Centro

O Teatro Ribeiro Conceição assinala o 17.º aniversário de reabertura ao público, após as obras de reabilitação que permitiram a sua reinauguração em de fevereiro de 2008. Para marcar a data, o teatro apresenta um programa comemorativo que inclui a participação de artistas locais e um concerto dirigido pelo maestro Hélder Magalhães que envolve três bandas do concelho de Lamego.

O diretor artístico do Teatro Ribeiro Conceição, Filipe Marado, explica a estrutura do programa comemorativo: “O aniversário do Teatro conta com um projeto participativo com alguns elementos da comunidade de Lamego. À semelhança do que se passou no ano passado e do que tem vindo a ser a postura do Teatro até agora, que é fazer o programa de aniversário com artistas locais, mas sempre com uma referência de artistas externos. Este ano convidamos o maestro Hélder Magalhães a dirigir a união das três bandas do concelho: a Banda Filarmónica de Magueija, a Sociedade Filarmónica de Lalim e a Banda Marcial de Cambres”.

As bandas vão apresentar-se em conjunto num formato diferente do habitual. “O desafio lançado às três bandas foi para não se apresentarem com as suas formações normais, ou seja, a banda de Lalim ter um elemento, a banda de Magueija outro e a de Cambres outro, mas todas elas contribuírem para uma banda maior que vai ser dirigida pelo maestro Hélder Magalhães”, afirma o diretor artístico.

Durante o concerto, será ainda apresentada uma obra em estreia mundial do compositor Diogo Novo Carvalho. “Neste concerto vamos contar também com a estreia mundial da obra do compositor Diogo Novo Carvalho. A obra que vai estrear chama-se ‘O que há para lá do sonhar?’, é uma peça escrita recentemente e vai estrear aqui no Teatro Ribeiro Conceição no seu aniversário”.

O Teatro Ribeiro Conceição foi Inaugurado originalmente em 1929 e ocupa um edifício com história. Foi construído em 1727 para servir como hospital, e posteriormente foi utilizado por uma unidade militar até ser destruído por um incêndio em 1897. Nos anos seguintes, foi adquirido por José Ribeiro Conceição, que manteve a fachada original e o transformou num espaço dedicado ao teatro e ao cinema. 

O edifício permaneceu em funcionamento até 1987, fechando as portas dois anos depois. Em 1993, a Câmara Municipal de Lamego adquiriu o teatro, que foi requalificado e ampliado, e que reabriu em 2008 com a presença do então Presidente da República, Cavaco Silva.

O programa deste ano insere-se na estratégia do Teatro Ribeiro Conceição de promover a cultura local e incentivar a colaboração entre artistas e coletividades da região.

pub
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar