Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A ACERT promove, este sábado, 22 de fevereiro, uma sessão de encontro entre a comunidade imigrante residente em Tondela e a população local. O objetivo é criar um espaço de partilha cultural que permita o diálogo e a aproximação entre pessoas de diferentes origens. A sessão acontece no Novo Ciclo ACERT, a partir das 17h00, e não tem uma estrutura fechada, sendo moldada pelos participantes.
Elemento representante da ACERT, José Rui Martins, explica que esta iniciativa não é nova para a associação, mas sim uma extensão do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos. “Este encontro não é nada de novo para a ACERT, na medida em que a sua atividade sempre foi muito marcada pela multiculturalidade, pelo encontro das várias culturas”, afirma.
O evento surge num momento em que Portugal regista um aumento da presença de imigrantes de diferentes nacionalidades. Para a ACERT, a cultura tem um papel essencial na integração e aproximação entre as pessoas. “Não numa perspetiva de aculturação, mas numa perspetiva da oportunidade que temos de conhecer o outro, de criar amizade, de perceber a sua realidade cultural”, acrescenta José Rui.
A iniciativa não pretende seguir um modelo institucional ou formal de integração, mas sim criar um espaço de convívio natural, onde as diferenças culturais são reconhecidas e valorizadas. “Não dizemos que é uma alternativa a tudo o que é necessário fazer para integrar a comunidade migrante, mas de criarmos modos de atuação cultural que permitam a aproximação com todas essas pessoas que vivem na nossa comunidade, de modo a que elas também sintam um tipo de relação, de partilha e de pertença”, sublinha.
A sessão de sábado é um ponto de partida para futuras iniciativas. “A sessão não tem qualquer tipo de organização, porque nós pensamos que o que quer que seja que venhamos a fazer deve ser com eles. Esta sessão é para nos conhecermos e para estudarmos, para criarmos um grupo de trabalho para preparar a segunda sessão”, explica o representante da ACERT.
A Associação Cultural e Recreativa de Tondela sublinha que esta é uma oportunidade para reforçar a dinâmica multicultural da comunidade. “Temos o dever de criar mecanismos de diálogo para fortalecer relações de amizade. A nossa iniciativa é muito mais uma iniciativa de criarmos novos amigos e de mostrarmos que o Novo Ciclo ACERT é também a sua casa, uma casa que eles podem habitar com propriedade”, conclui.
A participação no “Integremo-nos” é aberta a todos os interessados e será conduzida sem um plano predefinido para permitir que os imigrantes e a comunidade local construam em conjunto o formato das próximas sessões.