Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
Uma exposição de agentes, um workshop e um exercício de resgate marcam esta sexta-feira e sábado (28 de fevereiro e 1 de março) as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil em Vouzela. A Câmara, que copromove a iniciativa, divulgou a programação completa do evento.
Segundo a autarquia de Vouzela, o Dia da Proteção Civil pretende sensibilizar a comunidade “para a importância dos agentes que trabalham em prol da segurança de pessoas e bens, dar a conhecer os meios existentes e destacar a importância da informação e prevenção em situações de risco coletivo”.
O programa começa às 10h30 de sexta-feira, com a inauguração da exposição de agentes de Proteção Civil na Alameda D. Duarte de Almeida, no centro da vila.
A maioria das atividades acontece no sábado, com o Auditório Municipal 25 de Abril nos Paços do Concelho a receber a partir das 09h00 o workshop “A Atualidade da Proteção Civil”. A GNR, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Proteção Civil municipal de Vouzela, o Corpo de Salvação Pública de São Pedro do Sul, as Forças Armadas e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões vão abordar os mais diversos temas relacionados com a Proteção Civil.
Entre os temas, estão a campanha Floresta Segura da GNR, o papel das equipas de sapadores florestais, o programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, as unidades locais de Proteção Civil, os desafios e o futuro dos bombeiros, e o apoio das Forças Armadas em contexto de Proteção Civil.
Às 14h30, a Alameda D. Duarte de Almeida recebe o exercício de resgate.
As comemorações em Vouzela são organizadas pela Câmara, pelos Bombeiros Voluntários e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente a 1 de março e comemora a entrada em atividade da Organização Internacional de Defesa Civil, em 1972. A data pretende “chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade”, sublinha a autarquia de Vouzela.