Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Associação de Divulgação de Astronomia – OFIUCO – de Viseu promove este sábado, 1 de março, a primeira sessão no Planetário de Torredeita, dando assim o pontapé de saída para uma série de iniciativas sobre astronomia que quer desenvolver junto de alunos e público em geral.
O encontro acontece entre as 16 e a meia noite e junta palestras com observações noturnas das estrelas. A entrada é livre.
Desativado há vários anos, o Planetário de Torredeita, equipamento ligado à Escola Profissional, já foi polo de atração, tendo por lá passado mais de 70 mil pessoas.
A OFIUCO, que tem desenvolvido várias iniciativas juntos de escolas, anunciou agora que num primeiro momento estão a ser programadas atividades para os sábados.
Mas a atividade da associação tem sido desenvolvida em várias frentes, desde palestras e demonstrações em escolas, como em outros espaços como o Museu do Quartzo ou outros espaços.
A associação tem também muito material adequado de observação em vários domínios da astronomia amadora como sejam a astrofotografia, fotometria, espectroscopia, astrometria, radioastronomia, entre outros.
Manuel Pinto, da associação, explicou que “futuramente será possível programar outras atividades astronómicas durante a semana”, através da OFIUCO (constelação boreal conhecida como serpentário), cujas atividades podem ser acompanhadas através das redes sociais. “São atividades abertas a famílias, escolas, grupos ou pessoas individuais interessadas neste tema”, frisou.