Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
Viseu é o distrito do país com a menor oferta de moradias de luxo à venda, segundo o site imobiliário Idealista. O portal registou apenas onze residências do género situadas na região. Os dados referem-se aos últimos três meses terminados em janeiro deste ano.
Ainda assim, de acordo com o Idealista, o distrito de Viseu é a sétima região do país com o preço mais elevado por metro quadrado: 3.988 euros. O custo mediano absoluto das moradias de luxo na região de Viseu chega aos 1,9 milhões de euros, fazendo com que, neste indicador, seja o oitavo distrito do país com o maior valor.
Da combinação de preços, localização, áreas e outras comodidades, resultam habitações com altos preços, procuradas por clientes com alto poder de compra, conclui o Idealista.
A nível nacional, o número de moradias de luxo para comprar (quase 11.500) é mais do dobro do número de apartamentos à venda (quase 5.700). O custo mediano das moradias à venda foi de 5.077 euros por metro quadrado, menos 27 por cento face ao preço dos apartamentos (6.973 euros/m2).
O distrito de Lisboa lidera a procura por moradias de luxo, seguido de São Miguel, Coimbra, Setúbal e Leiria. Já Faro lidera a oferta de moradias de luxo, com mais de 4.000 imóveis registados até janeiro de 2025, seguido por Lisboa (3.676), Porto (1.093), Setúbal (1.058) e Madeira (535). As moradias premium mais caras estão em Lisboa, Faro, Setúbal e Vila Real, com preços superiores a 5.000 euros por metro quadrado.
Viseu, Castelo Branco e Beja são os distritos que registaram menos interesse por parte dos potenciais clientes de luxo. Estes territórios do interior também estão entre os que possuem menor oferta de moradias premium à venda neste período (menos de 50 imóveis).