Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
Mais de mil atletas são esperados na primeira edição do “Caramulo Magic Trail”, nos dias 5 e 6 de abril. A serra do Caramulo vai estrear uma nova competição desportiva de trail. A prova, que é organizada pelo município de Tondela, Junta do Guardão e da União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, tem chancela do ultramaratonista Carlos Sá, que é um dos nomes mais sonantes da modalidade de Trail em Portugal e dinamizador do Circuito Best Trails Series.
No primeiro dia de provas, 5 de abril, decorre o Campeonato Nacional de Trail Sprint, com 24 quilómetros, o Campeonato Nacional Trail Jovem e uma prova aberta a atletas não federados. Estas três provas começam e terminam na Vila do Caramulo.
No domingo, 6 de abril, o calendário inclui quatro corridas: um Trail Longo com 35 quilómetros, um Trail Sprint com 24 quilómetros e um Mini Trail com 12 quilómetros. As provas começam nas Aldeias da União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho e têm meta na Vila do Caramulo. Neste fim de semana desportivo no Caramulo está também programada a a primeira prova do Campeonato Nacional da Montanha da Federação Portuguesa de Atletismo, prova circular de 13 quilómetros com início e fim na Vila do Caramulo.
O vereador do Desporto no município de Tondela garante que a Câmara está a “trabalhar com bastante afinco, com Junta do Guardão e a União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, naquilo que é a realização do Caramulo Magic Trail”. “Neste evento desportivo teremos os melhores atletas nacionais a disputar o Campeonato Nacional e provas mais lúdicas. Vai ser um fim de semana intenso, em que estimamos ultrapassar largamente a fasquia dos mil participantes”, frisa Francisco Fonseca.
As inscrições continuam abertas podendo ser realizadas aqui e junto da Associação de Trail Running de Portugal no caso dos atletas federados, com ranking para disputar os Campeonatos Nacionais.