Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
O centro de saúde de Oliveira de Frades foi inaugurado, após uma requalificação de cerca de 800 mil euros, com arranjos no interior e exterior.
“O centro de saúde sofreu várias obras, nomeadamente nas acessibilidades, com novos acessos, parque de estacionamento, passeios e jardim. Ainda no exterior foi colocada nova iluminação, com lâmpadas LED”, anunciou João Valério, presidente da Câmara de Oliveira de Frades.
No edifício em si e no seu interior, acrescentou o autarca, foram requalificados os gabinetes, pintadas as paredes, substituídas a iluminação e as janelas e instalados painéis solares, “tudo a pensar na eficiência energética” das instalações.
“Também reabrimos a antiga porta principal do centro de saúde, que com a covid-19 passou a ficar fechada, e era usada a porta das urgências, e agora voltamos ao acesso pela secretaria. Hoje também entregamos a viatura para os domicílios”, adiantou.
Estas obras de requalificação contaram com um investimento “de cerca de 800 mil euros, praticamente todo ele financiado pelo PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]”, acrescentou.
O Município de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, “contribuiu com muito pouco, cerca de 50 mil euros”, essencialmente no exterior, “nos jardins e arranjos”, notou João Valério
Na inauguração da requalificação participou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O Centro de Saúde de Oliveira de Frades, que alberga a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Lafões, conta com “seis a sete médicos e seis enfermeiros” e funcionários administrativos.
Estas unidade “servia cerca de 10.500 utentes, mas tendo em conta que a população migrante tem vindo a crescer no concelho, atualmente, serve, com certeza, mais de 11 mil utentes”, estimou João Valério.