Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Câmara de Tondela adquiriu o edifício da Animacorpus, localizado junto ao Hotel do Caramulo. A compra, cuja escritura foi realizada esta quarta-feira (26 de fevereiro), foi feita por cerca de 401 mil euros, anuncia a autarquia que exerceu o direito de preferência na aquisição do prédio.
A Animacorpus foi declarada insolvente em janeiro de 2017 por sentença do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa e o imóvel do Caramulo foi colocado à venda no âmbito do processo. O edifício inclui um ginásio, spa, sala de eventos, discoteca e lojas comerciais.
No final do ano passado, a Câmara de Tondela foi notificada para aceitar, ou não, exercer o direito de preferência na compra do edifício. A autarquia exerceu-o “tendo em consideração o papel que o presente imóvel tem na persecução do desenvolvimento turístico, económico e social do Caramulo” e tendo como princípio subjacente “a salvaguarda do interesse público”.
“Esta aquisição tem em linha de conta a preservação do objeto para o qual o Animacorpus foi criado. Com esta compra pretendemos garantir este objetivo, mantendo inalterada a função deste espaço, que é fundamental para a valorização e promoção do Caramulo”, diz a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, que explicou o processo de compra na última reunião do executivo, realizada na terça-feira (dia 25).
O processo de compra foi alvo de análise e discussão, sendo que a escritura e o despacho de aquisição foram realizados mais tarde. “A compra do Animacorpus por parte do município salvaguarda os arrendamentos e explorações das várias frações do imóvel”, sublinha a Câmara de Tondela.