“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Câmara de Nelas diz que é preciso mais meios de Proteção Civil e segurança no concelho. O presidente da autarquia, Joaquim Amaral, trouxe o “caderno de encargos” do concelho diante da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, na reunião que esta teve recentemente com os autarcas da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
Na Proteção Civil, Joaquim Amaral salientou que é preciso dar maior apoio às autarquias, em particular no reforço de dotação financeira “à semelhança do ocorrido com outras áreas no âmbito da transferência de competências da Administração Central, para que os municípios possam dar resposta mais eficazes e concertadas”.
O autarca também falou dos bombeiros, dizendo que as corporações do concelho precisam de renovar o seu parque de viaturas, nomeadamente as de combate aos incêndios florestais.
Entre as reivindicações, estão também a necessidade de uma viatura para o combate a incêndios industriais, da requalificação das instalações e de assegurar mais operacionais a tempo inteiro. Nelas conta atualmente com quatro Equipas de Intervenção Permanente, que contam com 20 bombeiros.
Quanto à segurança, o presidente da Câmara de Nelas destacou a falta de militares da GNR nos postos do concelho, assim como a necessidade de renovação das viaturas de serviço e da atribuição de apoio para a requalificação dos edifícios dos postos da Guarda Nacional Republicana em Nelas e Canas de Senhorim.
Joaquim Amaral também apelou ao reforço da vigilância, patrulhamento e videovigilância florestal – Nelas foi um dos concelhos mais fustigados pelos incêndios de setembro do ano passado –, à articulação entre as diversas regiões e ao reforço de meios para a Comunidade Intermunicipal.
Os autarcas de Viseu Dão Lafões discutiram com Margarida Blasco sobre a segurança, a prevenção rodoviária e a Proteção Civil na região. A criação do centro alternativo de Proteção Civil em Viseu foi um dos temas abordados. Alguns municípios sugeriram ainda que também deveria haver nesta última área a transferência de competências, como acontece na educação e na saúde.