“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
O município de Lamego organiza em março o Mês da Proteção Civil, que propõe atividades e iniciativas dedicadas à segurança e à Proteção Civil. A iniciativa realiza-se no âmbito das comemorações do Dia da Proteção Civil, assinalado este sábado (1 de março).
Nos primeiros dias de março (dias 1 a 9), vai ser lançado o sistema municipal de avisos AvisoLAMEGO, que envia alertas e informações essenciais por SMS, decorre uma visita da Universidade Sénior Jerónimo Cardoso ao Centro Municipal de Proteção Civil e realizam-se ações de sensibilização nas escolas do concelho.
A Câmara de Lamego sublinha que as ações do Mês da Proteção Civil visam “promover uma cultura de prevenção e preparação para situações de emergência”. “Esta iniciativa constitui uma oportunidade única para toda a comunidade se envolver ativamente na promoção da segurança e preparar-se melhor para situações de emergência”, acrescenta.
Entre 10 e 16 de março, continuam as ações nas escolas e realiza-se uma sessão de “mass training” de suporte básico de vida, dando a conhecer as técnicas essenciais de resposta a emergências médicas.
Dos dias 17 a 23, decorrem as ações de sensibilização em autoproteção e segurança contra incêndios em edifícios para comerciantes locais e do programa Floresta Segura da GNR, voltado para a prevenção de fogos rurais e a proteção ambiental. A Guarda Nacional Republicana também vai promover uma caminhada.
E, de 24 a 31 de março, vai ser lançada a plataforma SafeLamego, que, adianta a Câmara, pretende “facilitar a coordenação e a atuação dos agentes de proteção civil”. Na última semana, também vai estar patente uma exposição de equipamentos e recursos utilizados pelos diversos agentes de Proteção Civil e um simulacro.
O Mês da Proteção Civil é organizado pela Proteção Civil municipal de Lamego, em parceria com a PSP, a GNR, a Autoridade Marítima Nacional, a Polícia Marítima, o INEM, a EGIS Portugal, a Associação Ribaflor, os Bombeiros Voluntários de Lamego, a Cruz Vermelha, o Centro de Tropas de Operações Especiais e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.