Centro Interpretativo Estado Novo 1
desafio ser mulher oliveira de frades
baile carnaval bombeiros viseu
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…

27.02.25

Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…

27.02.25

Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…

25.02.25

por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato

 A compra e venda de imóveis em “juridiquês”
Home » Notícias » Concelho » Viseu » O Teatro Viriato pode ser a sua casa até dezembro

O Teatro Viriato pode ser a sua casa até dezembro

Uma réplica do Teatro Viriato em miniatura está patente até ao final do ano no mesmo espaço. Uma maquete com 25 micro-universos criados a partir de materiais também pertencentes ao Teatro que, segundo a criadora, “contam mais do que a história cronológica e factual dos 25 anos de cultura”

Carolina Vicente
 O Teatro Viriato pode ser a sua casa até dezembro
28.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 O Teatro Viriato pode ser a sua casa até dezembro
28.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 O Teatro Viriato pode ser a sua casa até dezembro

Ângela Rocha é a criadora da maquete que recria o Teatro Viriato e os seus vários cenários

O Teatro Viriato, em Viseu, inaugura a exposição “O Teatro Também É a Nossa Casa” no dia 28 de fevereiro, sexta-feira. A obra da cenógrafa Ângela Rocha pode ser visitada até ao final do ano no foyer do teatro.

A exposição foi criada a propósito dos 25 anos do Teatro Viriato e apresenta uma réplica em miniatura do edifício. Segundo o diretor artístico, António M Cabrita, “trata-se de uma instalação especial, uma réplica do nosso edifício com 25 portas, janelas, gavetas, onde cada uma irá revelar micro-universos que celebram histórias, memórias e experiências ao longo destes 25 anos”.

O projeto foi idealizado por Ângela Rocha no final de 2023, após um convite do anterior diretor artístico do Teatro Viriato, Henrique Amoedo. “O convite para pensar numa instalação que homenageasse os 25 anos do Teatro surgiu no final de 2023 com o Henrique Amoedo, e a premissa era convidar as pessoas para festejar o teatro e tentar diversificar a forma das pessoas habitarem o lugar teatral”, explica a autora.

A instalação pretende aproximar o público do teatro através de uma chave “simbólica”. “Com este convite que me deixa muita liberdade, ocorreu-me quase de imediato esta ideia… ‘e se nós distribuíssemos uma chave mestra do teatro por cada casa da cidade de Viseu?’”, conta Ângela Rocha.

A partir desta sexta-feira, são distribuídas cerca de cinco mil chaves pelas moradas da cidade que não proíbam publicidade e não sejam empresas. Para quem não residir em Viseu, as chaves também vão estar disponíveis na bilheteira. 

Cada compartimento da maquete esconde pequenos mundos, criados a partir de materiais reciclados do próprio teatro. “Cada micro-espaço foi construído pela Ângela e a sua equipa a partir de materiais reciclados do teatro”, afirmou o diretor artístico.

Os materiais utilizados incluem antigos flyers, cartazes e filtros queimados. “Todos os interiores que vão descobrir foram feitos a partir de material aproveitado pelo próprio teatro para que, de alguma forma, a sua história estivesse sempre na sua estrutura, estivesse sempre inerente”, explica a criadora.

A maquete inclui 25 compartimentos. Cada um representa uma faceta do teatro ao longo dos últimos 25 anos. “Decidimos fazer 25 janelas, portas, lugares a descobrir em prol dos 25 anos do Teatro Viriato, e a temática não foi tanto pelo lado mais factual e cronológico de como é que tem sido a vida do teatro, mas destacar as pessoas que fazem o teatro ser notícia, homenagear as diferentes posições que são precisas para que se construa um espetáculo”, acrescentou Ângela Rocha.

A empresa Movecho, situada em Nelas, colaborou na construção da estrutura exterior da maquete. “Outra coisa que, para mim, era fundamental era envolver entidades locais, porque acho que cresce em significado, e em envolver a comunidade. Daí surgiu a parceria com a Movecho, que foi responsável pela construção do exterior da maquete”, refere a cenógrafa.

As visitas guiadas ao Teatro Viriato vão ter um foco especial na exposição que ocupa o foyer ao longo do ano. O projeto pretende destacar o papel essencial do público para a existência do teatro. “Uma das chaves principais é o público. O teatro só é ativado quando o público está presente, daí essa dependência entre o teatro e o público, e o teatro e a sua cidade”, afirma Ângela Rocha.

pub
 O Teatro Viriato pode ser a sua casa até dezembro

Outras notícias

pub
 O Teatro Viriato pode ser a sua casa até dezembro

Notícias relacionadas

Procurar