Abertura Mercadona
francisco_carvalho_penalva
231222102644f087ffbe6f963cbe7b232041700d6e43f3c5ecf3
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

Há mais de meio ano que Dona Amélia Figueiredo não sai de…

11.03.25

Dois Carnavais, folia a dobrar. Tradição secular em Canas de Senhorim e…

07.03.25

Há sabores que contam histórias! No Carnaval de Quintela de Azurara, em…

05.03.25
Home » Notícias » Diário » Centro Social de Rio de Loba (Viseu) prepara segunda edição das Jornadas Gerontológicas

Centro Social de Rio de Loba (Viseu) prepara segunda edição das Jornadas Gerontológicas

Primeira edição decorreu recentemente no auditório do Seminário Maior. Entre os oradores, esteve o chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos

 Centro Social de Rio de Loba (Viseu) prepara segunda edição das Jornadas Gerontológicas
11.03.25
fotografia: Diocese de Viseu
partilhar
 Centro Social de Rio de Loba (Viseu) prepara segunda edição das Jornadas Gerontológicas
11.03.25
Fotografia: Diocese de Viseu
pub
 Centro Social de Rio de Loba (Viseu) prepara segunda edição das Jornadas Gerontológicas

Depois do sucesso da primeira edição que “excedeu as expetativas”, o Centro Social Paroquial de Rio de Loba em Viseu já está a preparar as segundas Jornadas Gerontológicas.

O objetivo é dar agora continuidade à “reflexão e partilha de temas pertinentes que permita aos cuidados formais e informais e aos técnicos continuar a prestar um serviço de qualidade aos seniores”, refere a instituição em comunicado. Serviço esse que, acrescenta, resultará “na manutenção da qualidade de vida e da autonomia” na terceira idade.

As primeiras Jornadas Gerontológicas decorreram recentemente no auditório do Seminário Maior, com o tema “Cuidados Diferenciados na 3.ª Idade, + Qualidade, + Vitalidade”.

Com 167 participantes e 20 oradores, o encontro deu palco à partilha de boas práticas e metodologias de trabalho com o objetivo de formar “melhores profissionais e melhores seres humanos” e melhorar os cuidados prestados aos idosos “de uma forma mais qualificada, individualizada e diferenciada”, segundo a organização.

“O nosso objetivo é que a partilha de experiências profissionais nos leve a boas práticas, e nos faça refletir e debater o presente para preparar o futuro. Queremos pôr as pessoas a pensar sobre o amanhã e sobre as necessidades reais dos seniores”, explicou Vanda Rodrigues, diretora técnica do Centro de Dia e Apoio Domiciliário de Rio de Loba.

A responsável acrescentou que o evento quis “chegar a mais pessoas, alargando o público-alvo, partilhando estes conhecimentos com os estudantes das áreas da saúde e social para que, na sua vida ativa profissional, possam aplicar algumas das coisas que ouviram aqui hoje e desenvolver um modelo de cuidado humanizado, diferenciado e especializado”.

Entre os oradores esteve, por exemplo, o chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos – galardoado com uma estrela Michelin –, que falou sobre a importância afetiva da comida. Entre os temas abordados, estiveram também as respostas e os desafios da doença de Alzheimer, os tratamentos inovadores no tratamento de demências e doenças neurológicas e as estratégias para o envelhecimento ativo.

pub
 Centro Social de Rio de Loba (Viseu) prepara segunda edição das Jornadas Gerontológicas

Outras notícias

pub
 Centro Social de Rio de Loba (Viseu) prepara segunda edição das Jornadas Gerontológicas

Notícias relacionadas

Procurar