Há mais de meio ano que Dona Amélia Figueiredo não sai de…
Dois Carnavais, folia a dobrar. Tradição secular em Canas de Senhorim e…
Há sabores que contam histórias! No Carnaval de Quintela de Azurara, em…
por
Mariana Mouraz
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Pedro Baila Antunes
Começa esta quarta-feira (12 de março) a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior e mais importante feira turística do país, e a região de Viseu volta a dizer presente no evento que vai prolongar-se até domingo (dia 16).
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai ‘reunir’ os seus municípios num novo stand no Pavilhão 2 da Feira Internacional de Lisboa (FIL). A principal novidade é a presença de empresas da região, com mais de 20 entidades de turismo, enoturismo, restauração e turismo de natureza que vão participar no espaço criado para eles na BTL.
Outra novidade é a quase eliminação do papel com a CIM a apresentar uma única brochura física, com as restantes informações acessíveis por QR Code. O secretário executivo da comunidade, Nuno Martinho, garantiu que, para o próximo ano, será feito “um trabalho junto dos municípios para que o papel seja definitivamente eliminado, por questões ambientais e de sustentabilidade”.
De resto, o stand da CIM – que também vai marcar presença no espaço do Turismo do Centro – vai destacar os principais atributos e produtos turísticos da região, com destaque para a natureza, desporto, gastronomia, vinhos, enoturismo, cultura, património, saúde, bem-estar e eventos.
E, por falar em eventos, a Câmara de Viseu e a Viseu Marca vão aproveitar o primeiro dia da BTL e o stand da CIM para apresentarem a partir das 11h00 as edições deste ano da Feira de São Mateus, do Mateus Fest e do Dizer Poesia, que comemora o bicentenário do escritor Camilo Castelo Branco.
Às 12h30, as autarquias de Nelas e Viseu vão unir-se para promover a gastronomia dos dois concelhos. O chef Luís Almeida, dos restaurantes Palace (Viseu) e Memórias (Santar), vai representar os dois municípios com a ajuda de Sónia Marques, da Quinta de São Francisco, numa harmonização entre vinhos e os viriatos da Padaria Artesanal Rústica.
Viseu também vai estrear a partir das 14h00 o stand da Rota da Estrada Nacional 2, que pretende promover os 35 concelhos atravessados pela via, com uma nova apresentação do Dizer Poesia.
Douro apresenta nova campanha turística
Já a CIM Douro, comunidade intermunicipal que reúne grande parte do norte do distrito de Viseu, apresenta esta terça-feira (dia 11) em Lisboa a sua nova campanha de promoção turística “Que Douro és tu?”, dando a conhecer as diversas “experiências” que a região tem para oferecer, desde o vinho à gastronomia, natureza, religião e cultura.
Já na BTL, os visitantes do stand da CIM poderão interagir com equipamentos interativos, conhecer as personagens da campanha e descobrir as diversas atividades e atrações que o Douro tem para oferecer de acordo com o perfil de viajante de cada pessoa.
No espaço dedicado ao Douro, também vai haver degustações de produtos regionais, showcookings e apresentações de eventos como o Douro & Porto Wine Festival, em Lamego. Também vão ser apresentadas rotas e trilhos de concelhos como Armamar, Alijó e Moimenta da Beira, entre outras iniciativas da região.
Entre as autarquias participantes está Tabuaço, que vai organizar várias atividades este sábado (dia 15) no stand da CIM Douro, nomeadamente sessões de showcooking e uma mostra de produtos locais, empresas e projetos que recentemente se fixaram no concelho e apostaram no setor do turismo.
Tâmega e Sousa vê oportunidade para “reforçar” marca
Quanto ao Tâmega e Sousa, a comunidade intermunicipal que inclui Cinfães e Resende também vai ter o seu stand no Pavilhão 2 da FIL e, ainda, um espaço no stand do Turismo do Porto e Norte, no Pavilhão 1.
Segundo a CIM Tâmega e Sousa, a participação na BTL constitui “uma oportunidade estratégica para reforçar a promoção da marca Douro, Tâmega e Sousa, que, ao longo dos últimos três anos, tem vindo a consolidar-se como um símbolo de identidade e desenvolvimento para a região”.
A comunidade intermunicipal vai apresentar as ofertas turísticas, culturais e gastronómicas do território e uma programação cultural em articulação com os 11 municípios que a integram.
Região de Coimbra apresenta primeiro vídeo turístico produzido por IA
Já a CIM Região de Coimbra, que inclui o concelho de Mortágua, vai apresentar na BTL o primeiro vídeo turístico totalmente produzido por inteligência artificial e um guia com 114 locais para visitar naquele território, revelando o que há de melhor no património da região. A apresentação acontece às 11h30 desta quarta-feira, com a anfitriã Filomena Cautela.
O stand da Região de Coimbra na BTL, também localizado no Pavilhão 2 da FIL, promete ser “um verdadeiro paraíso para os sentidos”, garante a CIM. Entre as atrações está uma área imersiva onde os visitantes podem tirar fotos como se estivessem nos locais mais emblemáticos do território.
A CIM Região de Coimbra realça que os objetivos da participação na BTL passam por “atrair visitantes, prolongar a sua estadia e reduzir a sazonalidade, promovendo um turismo de baixo impacto ambiental e experiências autênticas”.
Entre os concelhos que já divulgaram a sua programação está Tábua. O município vizinho de Carregal do Sal e Santa Comba Dão vai apresentar esta quarta-feira o cartaz da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Indústria de Tábua, na sexta-feira (dia 14) o projeto Bike Adventure Tábua e o evento Tábua de Cervejas, e no sábado o campeonato de trail Tábuadura.
Beiras e Serra da Estrela com espaço dedicado ao bem-estar
Por fim, a CIM Beiras e Serra da Estrela irá participar na BTL pelo terceiro ano consecutivo. Segundo a entidade, o evento vai ser “uma plataforma de excelência para promover a região como um destino turístico de referência, destacando a autenticidade, a riqueza cultural e as diversas experiências que oferece aos visitantes”.
A estratégia vai passar pela modernização da comunicação e pela diversificação da programação do seu stand, onde decorrerão degustações de produtos endógenos, workshops, apresentações, talks (conversas) e palestras.
Um dos seus principais atrativos vai ser a apresentação e curadoria do Espaço Wellness (saúde e bem-estar), que vai apresentar a melhor e mais diversificada oferta turística do bem-estar e reunir diversos especialistas da área através de palestras.
Este ano, a BTL passa a identificar-se como Better Tourism Lisbon. A mudança de nome reflete a evolução do evento, que ambiciona consolidar-se como um dos principais pontos de encontro do setor turístico.
A feira está aberta só para empresas e operadores entre esta quarta e sexta-feira. Já para o público em geral, a BTL está aberta este fim de semana.
Mais de 1.500 expositores, 50 mil metros quadrados de exposição, mais de 100 destinos internacionais e mais de 600 eventos fazem parte da programação da 35.ª edição da BTL.