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Joaquim Alexandre Rodrigues
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Rui Cardoso
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Diogo Chiquelho
Como tem sido a presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL?
A CIM Viseu Dão Lafões marca presença com uma participação inovadora, uma mostra da sua diversidade e riqueza turística aos profissionais, visitantes e público em geral. Assim, iremos, mais uma vez, mostrar os nossos principais atributos e produtos turísticos, como seja o turismo natureza, a saúde e o bem estar, o turismo cultural, patrimonial e os eventos e, obviamente, a nossa gastronomia e os nossos vinhos.
O stand deste ano destaca-se não só pela sua abordagem, mais interativa e dinâmica, mas também pela programação diversificada e pelas centenas de ativações preparadas para encantar todos os que nos visitarem. Permita-me destacar, ainda, para o facto de que pela primeira vez, e como grande novidade nesta edição, a CIM Viseu Dão Lafões levará à BTL os operadores turísticos da região, permitindo que estes apresentem diretamente as suas propostas, criando oportunidades de negócios e fortalecendo ainda mais a ligação entre a oferta local e os visitantes. É, assim, uma presença com o foco na operação turística, no negócio, tendo os operadores turísticos da nossa região como grandes parceiros, como têm sido ao longo dos últimos anos, nomeadamente em vários projetos no domínio da capacitação e da qualificação da nossa oferta.
Uma participação que é o reflexo da estratégia que temos vindo a trilhar, em parceria com os nossos municípios, com a Entidade Regional da Turismo Centro de Portugal, com a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, sempre assente no trabalho de complementaridade, para posicionar Viseu Dão Lafões enquanto destino de excelência. Temos plena confiança de que será um sucesso.
Quais as novidades para a região e que têm sido dadas a conhecer na BTL?
É muito difícil enumerar todas estas novidades, mas, como já referi, pela primeira vez temos um espaço dedicado exclusivamente aos operadores turísticos do território. Estes operadores terão a oportunidade de promover as suas ofertas e estabelecer novas parcerias, desenvolvendo diversas oportunidades de negócio.
Além disso, continuamos a valorizar os eventos icónicos que são já uma tradição no nosso stand, como a Feira de São Mateus, o Caramulo MotorFestival, a segunda edição do BarrelasFest, a nossa Feira dos Santos, entre muitos outros, e a já sempre aguardada participação do Chef Estrela Michelin, Diogo Rocha, com a degustação dos nossos principais produtos endógenos e a harmonização com o nosso vinho do dão.
A BTL 2025 é numa excelente oportunidade para divulgar as mais recentes propostas da nossa região, mantendo sempre vivo o nosso principal ativo, que são as nossas gentes e a arte de bem receber.
O que simboliza o stand da CIM Viseu Dão Lafões?
O stand da CIM Viseu Dão Lafões representa uma verdadeira imersão na identidade da nossa região. ´
O nosso stand é um espaço que reflete a riqueza cultural, patrimonial e natural e gastronómica de Viseu Dão Lafões, com várias zonas interativas que irão permitir aos visitantes sentir a região de uma forma ímpar e diferenciada. Cada zona do stand foi pensada para destacar diferentes atributos do nosso território: a natureza e o turismo ativo, o património histórico e cultural, a gastronomia, os vinhos e, claro, a nossa gente e as suas tradições.
O stand é, sem dúvida, uma montra de tudo aquilo que torna a nossa região especial, onde a diversidade e complementaridade da nossa oferta é uma grande oportunidade.
Qual a importância da BTL para a CIM e para o turismo do centro?
A BTL é, sem dúvida, o maior evento dedicado ao turismo que se realiza em Portugal e a sua importância para a estratégia de comunicação e atração turística da CIM Viseu Dão Lafões deve ser aproveitada.
Trata-se de uma oportunidade única para promover a nossa região, destacando os produtos turísticos que tornam Viseu Dão Lafões um destino ímpar, tanto para o público geral como para os profissionais do setor.
Além de nos permitir posicionar a nossa região, como um destino turístico de excelência a nível nacional, a BTL oferece a possibilidade de estreitar relações com operadores turísticos e outros agentes do setor, criando um ambiente propício para novas parcerias e oportunidades de negócio.
Para o Centro de Portugal enquanto marca que agrega várias sub regiões, é, igualmente, uma grande oportunidade, porque para além da presença sempre marcante, no pavilhão 1, da Entidade Regional da Turismo do Centro, há uma total coordenação e complementaridade, até do ponto de vista da comunicação, entre a presença da Entidade Regional e a das várias sub regiões/CIMs, que estão presentes no pavilhão 2 e também, todas elas, presentes no próprio stand da entidade regional.
A BTL é uma plataforma estratégica para consolidar o turismo da região centro e de promoção do seu crescimento.
A Região Centro foi a região que mais cresceu em número de hóspedes em 2024 e a segunda região que mais cresceu no número de dormidas. Acredita que o trabalho da CIM no turismo contribuiu para estes números?
Sem dúvida. Os números mais recentes demonstram um crescimento notável no número de hóspedes e dormidas na nossa região e estamos orgulhosos de sermos a região que, de acordo com o INE, registou o maior aumento no número de hóspedes no ano anterior, além de sermos a segunda região que mais cresceu em termos de dormidas, superando a média nacional em ambos os indicadores.
Acreditamos que este sucesso é o reflexo do trabalho conjunto da CIM, articulado estratégica e operacionalmente, com os seus municípios, com a Turismo Centro de Portugal, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, a CVR do Dão, com as associações do sector, como é o caso da AHRESP e, claro, com os operadores privados, que têm investido fortemente na inovação do seu serviço e na qualidade da sua oferta, sejam eles da hotelaria, da restauração ou do ativo, quer por força do reforço da oferta hoteleira, da criação de novas infraestruturas turísticas e de serviços de apoio, mas, igualmente, por um trabalho na qualificação da nossa oferta turística. Este crescimento e estes recentes números são, também, uma grande motivação para continuarmos a promover, junto de um público alargado, aqueles que são os principais atributos do nosso território e investir na qualidade e na diferenciação do nosso destino.
Quais as principais atividades da CIM para desenvolver o turismo?
Ao longo dos anos, a CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a desenvolver uma série de atividades e estratégias para impulsionar o turismo na região, com um foco crescente na diversificação e valorização dos seus ativos turísticos. Uma das principais apostas tem sido o produto compósito do Turismo de Natureza, desde logo, a criação e promoção de percursos pedestres, circuitos de trail e BTT, as subidas épicas, bem como o desenvolvimento das Ecopistas do Dão e do Vouga.
Outra área de grande relevância na nossa estratégia é o termalismo, a saúde o bem estar, um setor em que a região se destaca a nível nacional, sendo que Viseu Dão Lafões é responsável por cerca de 50% da oferta de termalismo do país.
Além disso, a CIM tem apostado fortemente na promoção da gastronomia e vinhos e do nosso enoturismo, em estreita articulação com os agentes económicos do setor e a CVR do Dão. A Comunidade Intermunicipal tem, ao longo dos anos, trilhado uma estratégia assente na estruturação de produto e na combinação cruzada entre eles, na capacitação do sistema turístico, qualificando a nossa oferta e o destino e, também, um trabalho na notoriedade do nosso destino por via de um plano de comunicação no mercado interno e no mercado interno alargado, articulando com a ER da TCP e a Agência de Promoção externa.
Como a CIM promove a região fora de portas?
A promoção da região fora de portas, quando acontece, por exemplo com a participação em feiras, como foi o caso da FITUR, em Madrid, articulada com a agência de promoção externa do Centro de Portugal, a quem compete essa mesma promoção e, também, com o Turismo de Portugal.