A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Pianistas de 17 nacionalidades vão participar, em abril, no sexto Concurso Internacional de Piano de Viseu, que terá, pela primeira vez, uma categoria destinada a jovens pianistas até aos 18 anos. Este concurso está integrado na programação do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu.
O diretor artístico do concurso, Jorge de Martins, disse que se inscreveram 37 pianistas de 17 nacionalidades. A final do concurso está marcada para o dia 12, no Teatro Viriato.
“Teremos dez chineses, oito portugueses – o que não é muito vulgar -, cinco coreanos e pianistas de nacionalidades que nunca vieram”, de países como Vietname, Albânia, Bulgária e Taiwan, contou.
No júri estarão pianistas e pedagogos de “renome internacional”, como Marian Rybicki, Olivier Gardon, Roman Rabinovich e Mei Zhu, que se juntarão à “prata da casa”, nomeadamente Jorge Martins, José Carlos Sousa, Manuel Araújo e Shao Ling.
Jorge Martins mostrou-se convencido de que voltarão a nascer “novas estrelas” do universo pianístico e frisou que, desde a primeira edição do concurso, em 2015, passaram por Viseu muitos dos mais importantes pianistas da atualidade, como Aristo Sham, Bruce Liu, Illia Ovcharenko, Youl Sun, Qiani Xu, Dong-Jun Miao, Haozhou Wang e Grigoris Joannou.
No total, estão em jogo 17 mil euros em prémios. O primeiro premiado, além de receber de nove mil euros, terá oportunidade de tocar em Paris, para a Associação Animato, e no 19.º Festival de Música da Primavera de Viseu.
o Festival de Música da Primavera de Viseu promete uma programação diversificada, com 21 concertos, músicos vindos de todo o mundo e um destaque especial para Beethoven.
A iniciativa decorre entre 4 e 25 de abril, em espaços como o Museu Nacional Grão Vasco, Teatro Viriato, Igreja da Misericórdia, Aula Magna do Politécnico de Viseu, auditório da Escola Secundária Emídio Navarro e nas instalações do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão em Viseu. A apresentação da edição deste ano decorreu esta terça-feira (25 de abril).