A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, em Mangualde, inaugurou esta quarta-feira, 26 de março, a requalificação do Núcleo Arqueológico do Cumareiro.
O projeto é da União e a obra teve cerca de um ano e meio de execução. O presidente da freguesia, Rui Valério, conta ao Jornal do Centro que o objetivo é “trazer pessoas ao Interior, à nossa região e à nossa freguesia”.
A intervenção representa um investimento de cerca de 100 mil euros, financiados a 80%, fruto de uma candidatura à Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD). O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, diz que a obra “é financiada do ponto de vista turístico, num espaço que já tem uma importância considerável para o concelho, tendo em conta que é uma zona historicamente importante”.
O espaço tem vista para a Serra da Estrela e entre a requalificação encontra-se a construção de passadiços, o parque infantil, “uma zona de lazer com churrasqueira e mesas e a zona das campas escavadas em pedra [sete campas medievais] para as pessoas poderem ver”, conta Rui Valério.
O presidente do município de Mangualde refere que “com a criação deste projeto, hoje temos mais uma oferta turística para oferecer à nossa comunidade e a quem nos visita, num concelho que tem crescido em termos de turismo nos últimos três anos”.
A candidatura à requalificação do Núcleo Arqueológico do Cumareiro, “Renovação de Aldeias” foi aprovada no mês de setembro de 2023.