mortágua feira do livro
camas canil mortágua werb
PNSport2025-ALGARVE - final1
arrendar casa
João Martins Casa com Casa
arrendar casa

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

01.04.25

Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…

28.03.25

Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…

28.03.25
joão azevedo
LEONEL_FERREIRA_Autarquicas_2025
josé antonio santos lamego ps
Home » Notícias » Desporto » Árbitros confiam que árbitra de Viseu pode inspirar novas gerações

Árbitros confiam que árbitra de Viseu pode inspirar novas gerações

Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol acredita que percurso Catarina Campos, de Viseu, primeira árbitra de sempre a apitar um jogo da Segunda Liga e agora nomeada para desafio da Primeira Liga de futebol masculina, pode desbravar caminho a jovens que tenham o sonho de ser árbitras. Catarina Campos diz que quer ser tratada como igual e lamenta que haja ainda postura machista por parte dos adeptos

Carlos Eduardo Esteves com Lusa
 Árbitros confiam que árbitra de Viseu pode inspirar novas gerações - Jornal do Centro
27.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Árbitros confiam que árbitra de Viseu pode inspirar novas gerações - Jornal do Centro
27.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Árbitros confiam que árbitra de Viseu pode inspirar novas gerações - Jornal do Centro

Catarina Campos é, por esta altura, o nome de quem mais se fala no futebol português. A árbitra, natural de Viseu e filiada na Associação de Futebol de Lisboa, foi nomeada para chefiar a equipa de arbitragem do jogo entre o Casa Pia e o Rio Ave, a contar para a jornada 27 da Primeira Liga. Pela primeira vez, um jogo da Primeira Liga de futebol masculino vai ser apitado por uma mulher.

Este não é o primeiro desafio de futebol profissional masculino que Catarina Campos arbitra. A árbitra já tinha sido nomeada como árbitra principal do jogo Paços de Ferreira – Feirense, da Segunda Liga de Futebol. Esta vai ser a segunda vez que Catarina Campos faz história. A terceira, se considerarmos que a árbitra viseense foi também a primeira que mostrou um cartão branco num jogo de futebol profissional, no caso, futebol feminino entre Benfica e Sporting.

São, por isso, vários passos dados na carreira de Catarina Campos. E o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) diz confiar que este percurso possa inspirar novas gerações de mulheres árbitras de futebol. José Borges, diz em declarações à Agência Lusa, que este é “um momento que simboliza progresso, igualdade e reconhecimento do talento da arbitragem feminina em Portugal”. “Esta nomeação reflete o excelente trabalho desenvolvido ao longo dos anos no futebol feminino e a crescente valorização das nossas árbitras, que demonstram, jogo após jogo, competência, dedicação e profissionalismo”, assinalou o responsável. O presidente da APAF diz que a Associação confia que “esta nomeação pode inspirar as novas gerações da nossa arbitragem”.

Ao canal de televisão da Liga Portugal, Catarina Campos afirma gostar de, em campo, “ser encarada como igual, como se fosse um colega do género masculino”. “Quero que me respeitem pela minha competência e pelo meu trabalho, e não que exista essa diferenciação do que é mulher ou homem. Honestamente, dentro de campo, os jogadores olham para o árbitro. Está lá para tomar decisões. Criticam-no porque errou e não tanto porque é mulher ou homem. Fora de campo, é ainda diferente por causa da mentalidade da massa adepta. Aí sim, infelizmente, sente-se muito essa cultura machista, enraizada”, lamenta Catarina Campos.

Apesar de ouvir esses insultos, Catarina Campos assinalou nessa entrevista que “facilmente se abstrai”. “Temos de tomar tantas decisões e estar tão focados no jogo, que facilmente nos conseguimos abstrair desse cenário exterior que se cria”, garante.

Além de Catarina Campos, Viseu vai também ter Sandrine Santos, que pertence aos quadros da Associação de Futebol de Viseu, como árbitra auxiliar do jogo entre o Benfica B e o Académico de Viseu, agendado para as seis da tarde da próxima segunda-feira. Esse jogo vai ter Sandra Bastos como árbitra principal. Será, por isso, a segunda vez que um jogo da Segunda Liga de futebol em Portugal vai ter como árbitro principal uma mulher.

pub
 Árbitros confiam que árbitra de Viseu pode inspirar novas gerações - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Árbitros confiam que árbitra de Viseu pode inspirar novas gerações - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar