jonny abbey
interculturalidade árvore viseu
As Perguntas da Menina do Ó
arrendar casa
João Martins Casa com Casa
arrendar casa

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

01.04.25

Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…

28.03.25

Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…

28.03.25
joão azevedo
LEONEL_FERREIRA_Autarquicas_2025
josé antonio santos lamego ps
Home » Notícias » Diário » Legislativas: PSD de Viseu repete (quase) lista de há um ano

Legislativas: PSD de Viseu repete (quase) lista de há um ano

Em 2023, a AD ficou à frente no distrito de Viseu com 36,36 pro cento dos votos (76.927), enquanto que o PS teve 27,45% (58.077)

pub
 Legislativas: PSD de Viseu repete (quase) lista de há um ano - Jornal do Centro
27.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Legislativas: PSD de Viseu repete (quase) lista de há um ano - Jornal do Centro
27.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Legislativas: PSD de Viseu repete (quase) lista de há um ano - Jornal do Centro

A lista do PSD dos deputados pelo Círculo de Viseu às legislativas de 18 de maio poucas diferenças teve relativamente à que foi apresentada há cerca de um ano. A novidade é a entrada de Bruno Faria, eleito recentemente presidente da Distrital da JS, em oitavo da lista. O sétimo lugar está destino ao nome que o CDS vai apresentar e que no ano passado foi ocupado por Hélder Amaral.

Tal como o Jornal do Centro já tinha avançado ontem, Leitão Amaro volta a liderar a lista. O atual ministro da Presidência repete, assim, o lugar que a Comissão Distrital e Nacional acordaram por unanimidade. Segue-se Pedro Alves, Inês Domingos e Carlos Silva Santiago. Em quinto lugar está o ainda secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e em sexto Isabel Fernandes.

Nas eleições legislativas de 2024, a AD (PSD e CDS) elegeu três deputados por Viseu, mas com a subida de Leitão Amaro e Inês Domingos ao Governo, os lugares foram ocupados por Carlos Santiago e Rui Ladeira que, entretanto, foi também chamado para a Secretaria de Estado, ficando Isabel Fernandes (sexta) a ocupar o terceiro lugar de deputada.

Em 2023, a AD ficou à frente no distrito de Viseu com 36, 36 pro cento dos votos (76.927), enquanto que o PS teve 27,45% (58.077), elegendo também três deputados. O Chega foi a terceira força partidária mais votada (19,45 por cento e 41.159 votos absolutos) coma eleição de dois deputados, enquanto que o ADN apareceu em quarto lugar com 6.615 votos.

Também se repete como cabeça de lista José Cesário pelo Círculo Fora da Europa.

As listas foram aprovadas na noite de quarta-feira em Conselho Nacional. Onze ministros do atual Governo vão ser cabeças de lista pelo PSD às legislativas antecipadas de 18 de maio, além do chefe do executivo, Luís Montenegro, que vai ser o número um pelo círculo de Aveiro.

O atual presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, voltará a encabeçar a lista do PSD do círculo de Viana do Castelo, tal como nas legislativas de 2024.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será número um pelo Porto, e o das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, por Lisboa. 

Já a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai encabeçar a lista de Vila Real; o da Educação, Fernando Alexandre, a de Santarém; o da Economia, Pedro Reis, a de Castelo Branco; o da Agricultura, José Manuel Fernandes, a da Europa, e a do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, a de Faro.

A ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, será cabeça de lista por Leiria e o ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, por Portalegre.

pub
 Legislativas: PSD de Viseu repete (quase) lista de há um ano - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Legislativas: PSD de Viseu repete (quase) lista de há um ano - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar