Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…
A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Sonae Arauco anunciou estar a investir cerca de 50 milhões de euros na sua unidade de Oliveira do Hospital em projetos de economia circular, descarbonização e eficiência operacional e na reflorestação de zonas afetadas por incêndios.
Em comunicado, a fabricante mundial de painéis derivados de madeira, com fábrica em Mangualde, destaca que o objetivo é “reforçar a competitividade e a sustentabilidade das operações, potenciar as exportações e contribuir para a comunidade”.
Na área da descarbonização, e no âmbito do compromisso global de reduzir as emissões de dióxido de carbono (de âmbito 1 e 2) em 59% até 2029, a Sonae Arauco vai implementar em Oliveira do Hospital um projeto de produção de energia renovável solar para autoconsumo.
Segundo salienta, este projeto permitirá assegurar “cerca de 30% das necessidades da sua unidade localizada no concelho”.
Já ao nível da eficiência operacional, o grupo está a investir em dois novos armazéns em Oliveira do Hospital, para “reforçar a competitividade da empresa e consolidar a sua capacidade de entrega”.
Este projeto inclui a digitalização e automação dos armazéns e do processo produtivo, de forma a permitir ganhos de eficiência e uma melhoria do impacto das operações.
No domínio da economia circular, a Sonae Arauco diz estar a estudar o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para separar o MDF da estilha reciclada rececionada na fábrica.
“Este investimento permitirá alavancar uma maior incorporação de madeira reciclada em soluções de MDF e sublinha o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação do setor”, explica.
Recentemente, o grupo criou também uma nova uma linha de pré-triturado que está já a permitir aumentar a capacidade de incorporação de madeira reciclada, sendo o objetivo chegar aos 85% em 2026.
Todos estes projetos industriais estão incluídos em agendas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Paralelamente, a Sonae Arauco destaca a aposta que tem vindo a fazer em atividades de reflorestação e de recuperação de áreas ardidas, detalhando estar a gerir uma área ardida em 2017 no Vale da Macieira e a “negociar uma proposta de arrendamento e intervenção” numa área de cerca de 50 hectares para controlo de invasoras, redução de risco de incêndios, gestão do pinhal existente, recuperação de linhas de água e plantação de folhosas.
Responsável por cerca de 200 postos de trabalho diretos e 600 empregos indiretos no concelho de Oliveira do Hospital, a Sonae Arauco fabrica na sua unidade industrial local – que garante ter um “papel central na estratégia do grupo” – produtos sobretudo dirigidos ao mercado europeu.