A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
É em Viseu que vai começar a 84ª edição da Volta a Portugal em bicicleta. 125 corredores dão o tiro de partida da prova rainha do ciclismo nacional na Avenida da Europa com um prólogo de 3,6 quilómetros.
A Tavfer é uma das 18 equipas que avançam para a Volta a Portugal. O Jornal do Centro conversou com o diretor desportivo da equipa de Mortágua. Gustavo Veloso, que conta no currículo com duas vitórias na Volta a Portugal em Bicicleta, descreve a competição maior do calendário do ciclismo luso como “muito dura e longa”.
O responsável pela Tavfer diz que à dificuldade do percurso se junta o fator calor. No arranque da Volta, Veloso diz que o “objetivo é dignificar os nossos patrocinadores” e não tem dúvidas de que “a melhor forma de o fazer é lutar pelas vitórias”. O diretor desportivo da única equipa do distrito a percorrer a Volta diz que os corredores da Tavfer demonstram espírito de união.
“Temos uma equipa bastante competitiva e coesa, com muito bom ambiente entre eles. Essa é a nossa força.”, explica.
Numa antecipação ao prólogo que esta tarde decorre em Viseu, Gustavo Veloso defende que “o percurso não é complicado”. “Não tem dificuldades a nível técnico, nem tem subidas ou descidas”. “Será um esforço que rondará os quatro minutos. Pode haver um sprinter que faça um bom prólogo. Vamos dar tudo e depois logo se vê quem consegue fazer o melhor tempo”, descreve.
“Este é um dia de espetáculo e de dar visibilidade à prova. É um dia para os adeptos. Hoje será atribuído um líder. O nosso objetivo é fazer o prólogo no menor tempo possível e, depois da etapa de hoje, é pensar já na etapa de amanhã”, acrescenta.
Em jeito de antecipação às etapas que se seguem, Gustavo Veloso refere que “a nossa possibilidade de ganhar etapas pode passar pelos primeiros quatro dias de prova”.
A menos de duas horas do início da Volta a Portugal, o diretor desportivo da Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua avança que o foco está em competir e “representar todos os que estão a apoiar durante a época toda e na Volta a Portugal”. “Especialmente a zona Centro do pais porque somos a única equipa da região e isso orgulha-nos. Sabemos que temos muitas pessoas a torcer por nós”, recorda.
O primeiro ciclista parte para o prólogo na Avenida da Europa às 15:21. Da equipa mortaguense o primeiro será Francisco Morais. O ciclista começa a pedalar às 15:26. O último da Tavfer a estrear-se na edição nº84 da prova rainha do ciclismo português é João Matias às 17:13h.