Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
O Teatro Viriato acolhe, a partir do dia 28 de fevereiro, sexta-feira, a exposição “O Teatro Também É a Nossa Casa”, da autoria da cenógrafa Ângela Rocha. A instalação estará patente até ao final do ano no foyer do Teatro.
A propósito dos 25 anos do Teatro Viriato, a instalação é uma réplica do Teatro em miniatura: “trata-se de uma instalação especial, uma réplica do nosso edifício com 25 portas, janelas, gavetas, onde cada uma irá revelar micro-universos que celebram histórias, memórias e experiências ao longo destes 25 anos”, explica o diretor artístico do Teatro, António M Cabrita.
O responsável explicou que “cada compartimento esconde pequenos mundos, que poderão ser abertos com uma chave”, com a particularidade de que “cada micro-espaço foi construído pela Ângela e a sua equipa a partir de materiais reciclados do teatro”.
Cerca de cinco mil chaves serão distribuídas por casas da cidade de Viseu para, segundo a autora da obra, Ângela Rocha, “convidar as pessoas a virem redescobrir o teatro”.
“Iremos enviar cinco mil chaves para algumas moradas de Viseu ou [as chaves] poderão ser requisitadas na bilheteira”, referiu António M Cabrita, acrescentando que as visitas guiadas desta temporada também terão um foco particular nesta exposição, que ocupará o foyer do Teatro Viriato.
Trata-se de uma maquete repleta de micro-universos que revelam as memórias e histórias do Teatro Viriato.