“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Na freguesia de São Cosmado, em Mangualde, a tradição dos grelos é para homens e mulheres. Esta quarta-feira, 5 de março, os Ciências Associação Cultural e Desportiva de São Cosmado, em Mangualde, organizam mais um dia dos tradicionais grelos, com início marcado para as 19h30. O evento vai contar com cerca de 100 pessoas, mais 20 que no ano anterior.
O presidente da Associação Cultural, Jorge Caetano Marques, conta ao Jornal do Centro que esta é uma tradição secular, “dos antepassados”. O principal deste dia tradicional são os grelos e a chouriça, que são acompanhados por batatas e ovos cozidos.
Jorge Marques explica que a tradição pertencia a um grupo de pessoas quando, por volta do ano de 2007, a Associação a adotou. Nesta altura o evento destinava-se apenas a homens, mas “desde que é a associação que o organiza, tivemos de mudar a forma e já abrange todos. Homens e mulheres”.
Este evento acontece anualmente, tendo na edição passada recebido 82 pessoas e este ano conta já com 100 visitantes.
Os grelos “são feitos em panelas de ferro, à antiga”, como nos conta o presidente da Associação. A forma como os grelos são cozinhados já é um segredo que Jorge Marques não pode revelar. “Está guardado há muito tempo”, diz o presidente. Ficamos apenas a saber que “são cozidos em água”.
Evento acontece esta quarta-feira de cinzas em São Cosmado, Mangualde, a partir das 19h30. À sua disposição terá grelos, chouriço, ovo cozido, batatas, vinho e cevada na panela de ferro.