No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro,…
Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Morreu José Moniz. O treinador que levou o Académico pela primeira vez à Primeira Divisão morreu aos 88 anos. Natural do Funchal, estreou-se com uma vitória por três bolas a zero diante do Benfica de Castelo Branco na época 1977/78. A caminhada para a subida de divisão começava aí. A despedida fez-se em 1994 com uma derrota por uma bola a zero diante do Felgueiras.
Os dados são do blogue A Magia do Futebol. No texto que aborda o percurso de José Moniz, pode ler-se que o técnico não terminou a temporada mítica de 1977/78 para as cores academistas. Um conflito com um dos jogadores acabaria por fazer com que Moniz tivesse saído do clube. No entanto a maioria do percurso foi trilhado com o técnico, natural do Funchal, ao leme.
Ainda de acordo com a Magia do Futebol, José Moniz cumpriu 151 jogos a representar o Académico de Viseu como treinador. O técnico ganhou 75 jogos, perdeu 42 e empatou 34. Com ele, o Académico apontou 211 golos e sofreu 155. Foi a primeira de quatro presenças entre os maiores do futebol português do clube que, recentemente, recordou a história com o lançamento de um livro.
Com José Moniz, o Académico de Viseu enfrentou os quartos de final da Taça de Portugal , na época 1978/1979. O percurso na prova rainha não foi trilhado por José Moniz que chegaria a Viseu mesmo no final da época. No jogo diante dos bracarenses, que ditou o final da participação do Académico na Taça, Moniz comandou os viseenses. O Académico perdeu por duas bolas a zero com a equipa de Braga. O clube de Viseu nessa Taça venceu Sporting de Espinho, Amora, Torreense e Monção.
Foi a família de José Moniz quem comunicou a morte do antigo treinador do Académico de Viseu. Numa publicação nas redes sociais,a a família agradece as condolências e aproveitou para esclarecer que José Moniz referiu que quando “chegasse a sua hora, que não queria que houvesse publicação da sua partida por isso a realização do funeral apenas teve a presença daqueles que se importaram com ele até ao último suspiro”.
Nas últimas horas têm-se sucedido reações à morte de José Moniz. Sérgio Fonseca, antigo jogador do Académico de Viseu e atual treinador da equipa de juniores do clube viseense, foi treinado por José Moniz num dos regressos do técnico ao Fontelo. Numa publicação com uma fotografia de José Moniz, Sérgio Fonseca escreve ”Na ausência, encontramos a força para recordar com gratidão.”
Descanse em paz professor!”. Também João Cavaleiro, um dos treinadores com mais jogos pelo Académico de Viseu, escreveu que o clube “perdeu um dos seus maiores”. “Que tenha o descanso que merece!”, referiu Cavaleiro.