A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
A ACERT, em Tondela, este fim de semana apresenta uma agenda com atividades que incluem uma oficina de dança flamenca, teatro de marionetas, um encontro de guitarristas e um espetáculo de flamenco.
A Oficina de Dança Flamenca acontece ainda esta sexta-feira, 11 de outubro, às 21h00, com Irene Avidel. Segundo a organização, “a oficina tem como objetivo conhecer a dança flamenca numa iniciação prática”. A atividade foca na técnica corporal, sapateado e ritmo, e integra os participantes num trabalho de grupo com correções individualizadas.
Já a 12 de outubro, às 11h00, a peça de teatro de marionetas Conta Devagar, da companhia Red Cloud, inicia a programação de sábado na ACERT. O espetáculo, dirigido ao público infantil e familiar, aborda temas como a multiculturalidade, identidade, tempo, origem e espaço comum. A peça “desenvolve o pensamento sobre a imagem refletida de nós, dos outros, do mundo interior e do mundo exterior”.
A peça, com direção artística de Sara Henriques e Rui Rodrigues, tem textos de João do Vale e música de Pedro Almeida, conta também com marionetas de Rui Rodrigues e figurinos de Cláudia Ribeiro. A interpretação e manipulação das marionetas está a cargo de Sara Henriques.
Ainda no dia 12, às 17h00, realiza-se o Encontro com Cordas com o guitarrista Guil Gani, radicado em Granada. O encontro destina-se a guitarristas portugueses e visa “a troca de experiências e práticas artísticas”. Guil Gani, conhecido pelo seu conhecimento do flamenco, participou em projetos e espetáculos por toda a Europa, “em salas de concerto, tablaos e teatros”, e, com esta iniciativa, pretende “estreitar laços afetivos e artísticos em torno da exploração experimental das técnicas de execução de flamenco para guitarra”.
O dia termina com o espetáculo BosQueijo – Semilla (ES), às 21h30, em Tondela, nas instalações da ACERT. Este espetáculo de flamenco conduz o público pelas quatro estações do ano, com a natureza a servir de metáfora para emoções e transformações humanas. Segundo a produção, “a natureza torna-se um reflexo de cada emoção e transformação humana, pelas quais passamos ao longo de um ano e das suas quatro estações”.
A obra destaca-se pela execução de diferentes estilos de flamenco, como a solea, guajira, seguiriya e tangos, “cada um com seu caráter, ritmo, melodia e letra distintos”. A bailarina e coreógrafa Irene Ávila, acompanhada pela cantora Laura Mateo e o guitarrista Guil Gani, lidera a performance.