O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Os MELQUIADES sobem ao palco do Bar ACERT este sábado
A programação da ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela) para o mês de dezembro oferece eventos culturais como teatro e concertos, com destaque para espetáculos voltados para diferentes públicos.
Estreia de “O Bosque” no Novo Ciclo ACERT
A nova criação do Trigo Limpo Teatro ACERT, intitulada “O Bosque”, estreia esta sexta-feira, 6 de dezembro, no Novo Ciclo ACERT. O espetáculo, com encenação de Ilda Teixeira e texto de Rui Macário, revisita memórias da infância e da zona antiga de Tondela.
“São três amigos que se juntam e vão ao bosque da sua infância. Tudo o que lá existe só existe na memória deles. A memória deles vai habitando esses lugares do bosque. Já não existe nada mais daquilo”, afirmou Ilda Teixeira no final de um ensaio.
O elenco é composto por Sandra Santos, Ricardo Augusto e Pedro Sousa, que, apesar de não terem vivido a infância em Tondela, basearam a peça nas suas próprias memórias.
MELQUIADES no Bar ACERT
No sábado, 7 de dezembro, às 22h00, a banda lisboeta MELQUIADES sobe ao palco do Bar ACERT para um concerto de uma hora. O álbum de estreia da banda é Fountain of Shingle, de 2022, lançado pela editora Saliva Diva.
“O nome da banda remete para o personagem escrito por Gabriel García Márquez que é pura representação da novidade, engenho e conexão com o mundo. Um coletivo que se benze na fonte de cascalho para que dela escorra groove em vez de água”, assinala a descrição do grupo.
“Canções Difíceis Fáceis” para toda a família
A 14 de dezembro, às 11h00, o Auditório 2 recebe o espetáculo “Canções Difíceis Fáceis”, protagonizado pela cantora e atriz Laura Rui e pela acordeonista Sónia Sobral.
O concerto tem uma forte componente teatral e cénica, com a duração de 40 minutos, e apresenta canções que exploram temas do quotidiano através de uma abordagem destinada a públicos de todas as idades.
Segundo a descrição, é “um espetáculo infanto-adultês” com “sílabas desordenadas, piruetas com as letras, métricas desformadas, diversões desenfreadas, gramáticas rasgadas, emoções, tudos e nadas”. A proposta é desmontar os paradoxos do mundo e estimular reflexões através de um registo que combina o erudito com o circense.
RAIA no Bar ACERT
No sábado, 21 de dezembro, o projeto musical RAIA, de António Bexiga, encerra a programação do mês com um café concerto de entrada gratuita, às 22h00, no Bar ACERT.
O espetáculo de uma hora explora as possibilidades da viola campaniça em diálogos acústicos e elétricos, tradicionais e experimentais, acompanhados por artes visuais e performativas. António Bexiga, membro fundador da Cia Boa Companhia – Teatro para Todos, apresenta-se como criador deste “projeto-síntese”.