A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O tradicional desfile da latada dos caloiros das três instituições de ensino superior de Viseu vai deixar de realizar-se à terça-feira, como era hábito. Este ano, a iniciativa vai decorrer num sábado para permitir a participação das famílias e causar menos transtorno no trânsito na cidade. A novidade foi revelada esta segunda-feira, dia 17 de outubro, pelo presidente da Federação Académica de Viseu (FAV), Bruno Faria.
“Tem duas razões, o passar para o sábado. Por ser mais fácil e reduzirmos alguns condicionamentos de trânsito. É importante que o estudante chegue ao fim do percurso e não tenha o rótulo de ser o destruidor da cidade”, explicou.
E continuou. “Também a condicionante de conseguirmos ter as famílias cá. Já era algum constrangimento a terça-feira para as famílias, tanto o desfile académico, como a latada, e nós vimos isto como uma boa solução trazer as famílias a Viseu e virem visitar a cidade”, disse Bruno Faria.
O desfile da latada mantém o mesmo percurso, iniciando no Fontelo e terminando junto ao espelho de água no recinto da Feira de São Mateus.
A Semana do Caloiro arranca na terça-feira, dia 25 de outubro, com Jorge Guerreiro e as tunas. No dia seguinte atuam os Cromos da Noite. Na quinta-feira sobe ao palco Ivandro. Na sexta-feira a animação estará a cargo do projeto Funk it up!. No sábado, dia 29 de outubro, último dia da festa, o palco é do grupo de rappers Wet Bed Gang.
Os bilhetes terão um custo entre os sete e os onze euros para alunos. Para os não estudantes os ingressos são dois euros mais caros, custando entre nove e treze euros.
“Decidimos aumentar um pouco os preços para termos uma gestão financeira, equilibrada e responsável. Não queremos chegar ao final da semana com contas por pagar”, salientou Bruno Faria, na apresentação do cartaz do Acolhe Viseu deste ano.
Os bilhetes diários vão ser vendidos durante o evento. Esta semana deverão estar à venda as pulseiras gerais para estudantes, por 30 euros. Os não estudantes terão que desembolsar mais 10 euros.
O Pavilhão Multiusos volta a ser o palco central dos festejos de receção aos caloiros. Lá dentro os alunos e o público em geral terão que comprar um copo reutilizável, que depois podem devolver, recebendo o montante gasto.
“Estamos todos muito empenhados e fazer esta receção aos novos estudantes da melhor maneira possível e a mostrar aquilo que a nossa cidade tem de melhor e é de facto uma cidade incrível para se viver, mas também para se estudar”, afirmou Leonor Barata, vereadora na Câmara de Viseu.
A titular da pasta da cultura disse ainda que é “muitíssimo importante” para a autarquia que os alunos “se sintam em casa”. “Viseu é uma cidade onde podem desenvolver os vossos sonhos e se desenvolver também como pessoas e como cidadãos”, referiu.