Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Associação Desportiva de Sátão lidera a Taça Fair-play da Associação de Futebol de Viseu (AFV). A equipa satense tem 161 pontos, mais 12 do que o Canas de Senhorim, que surge em segundo lugar. Em terceiro lugar surge o Oliveira de Frades, com 147 pontos, mais um do que o Vale de Açores, quarto classificado. O top-5 é fechado com o Nespereira, com 145 pontos.
Este é um ranking promovido pela AFV que reconhece atitudes de bom comportamento em campo: no futebol e no futsal. Na 1ª Distrital, o Silgueiros é o líder da Taça Fair-play, com 75 pontos. Em segundo lugar está o Molelos, com 73 pontos, os mesmos do que o Travanca. Em quarto lugar ficou o Travanca, com 72 pontos. O Santacombadense, com 71 pontos, termina o ranking dos primeiros cinco clubes.
Olhando para o escalão de sub-23, a Sampedrense tem 58 pontos e está em primeiro lugar. No segundo posto aparece o Estrela Mondego. Em terceiro lugar surge o Santacombadense, com 55 pontos. O quarto lugar é do Cinfães, com 46 pontos, os mesmos do Repesenses.
No futebol sub-18, Os Viriatos estão em primeiro lugar, com 64 pontos. A ASDREQ de Orgens está em segundo lugar com 61 pontos, os mesmos do que o Carvalhais e Leões da Beira. O Académico de Viseu B está em quinto lugar, com 59 pontos.
Também o futsal é incluído nesta classificação de bom comportamento. Sendo assim, a AJAB Tabuaço tem 116 pontos e lidera a Divisão de Honra, os mesmos pontos dos Gigantes de Mangualde. Em terceiro lugar aparece o Torredeita, com 115 pontos. Armamar e São Martinho de Mouros estão em quarto e quinto lugar, com 114 pontos.
No futsal feminino, o Cinfães está em primeiro lugar, com 70 pontos. Os mesmos 70 pontos têm Cinfães Futsal e Lusitano de Vildemoinhos. Satense e Casa do Benfica de Mortágua têm 69 pontos.
Todas as equipas entram no Ranking Fair-play com cinco pontos por cada jogo que fará no respetivo campeonato. O objetivo é não os perder. Há sanções a jogadores, dirigentes, treinadores, médicos, massagistas e outros agentes desportivos e aos clubes.
No caso dos jogadores, por cada amarelo será retirado um ponto, por cada jogo de castigo é tirado dois pontos. No caso de um mês de suspensão, há oito pontos retirados. A desclassificação no Ranking Fair-Play surge quando houver qualquer pena superior ou igual a meio ano de suspensão.
Já nos clubes, por cada repreensão, há um ponto tirado. Há ainda regulamentada a hipótese de serem tirados dois pontos (por cada multa até 25 euros ou 25 euros em multas superiores a 25 euros) ou dez pontos (por cada jogo de interdição ou à porta fechada).
Em situações de inferioridade numérica, são descontados dois pontos. Em sentido contrário, por cada cartão branco são acrescentados cinco pontos ao ranking do clube. No final da época, há prémios atribuídos. O primeiro classificado recebe 400 euros, o segundo vai ganhar 200 euros, o terceiro lugar conquista 100 euros.