spiral sputnik _ by pedro sales
chuva em viseu
474981940_18456633244066736_4006074610149925618_n
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…

24.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.01.25

Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…

16.01.25
Home » Notícias » Concelho » Lamego » Agenda do Teatro Ribeiro Conceição com programação “eclética”

Agenda do Teatro Ribeiro Conceição com programação “eclética”

Diretor artístico fala de uma programação que responde a todas as idades. Agenda para o primeiro trimestre do ano está completa e pretende uma participação ativa da comunidade

Carolina Vicente
 Agenda do Teatro Ribeiro Conceição com programação "eclética"
25.01.25
Jornal do Centro
partilhar
 Agenda do Teatro Ribeiro Conceição com programação "eclética"
26.01.25
pub
 Agenda do Teatro Ribeiro Conceição com programação "eclética"

O Teatro Ribeiro Conceição (TRC), em Lamego, lançou recentemente a programação para os primeiros três meses de 2025, sob o mote “um programa para Todas as Pessoas”. A agenda abrange espetáculos, cinema, atividades educativas e propostas artísticas que pretendem chegar a todas as idades e freguesias do concelho.

Segundo o diretor artístico do Teatro, Filipe Marado, o objetivo é aproximar o público das artes e criar espaços de interação. “Estamos a trabalhar com escolas, centros de dia e lares para desenvolverem propostas artísticas conjuntas”, explica.

Entre as propostas deste trimestre está o projeto “Através da Terra”, da artista Vera Alvelos, que explora a memória coletiva de pessoas com mais de 65 anos e aborda o trabalho na terra. O projeto inclui uma exposição no foyer do teatro, acompanhada por visitas orientadas para escolas. Ainda no âmbito da memória coletiva, Filipe Marado refere a coprodução “Cordão”, estreada no final do ano passado, que continua a integrar a programação.

A componente musical inclui a estreia da nova obra da compositora Ângela da Ponte, interpretada pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, a 9 de fevereiro. Outras iniciativas musicais incluem o Festival Magos da Guitarra, que terá dois concertos no TRC, e os “concertos itinerantes” realizados pelos “Burricos” em todas as freguesias do concelho, uma resposta à dificuldade de mobilidade de algumas populações.

O Teatro também investe no conceito de “teatro íntimo”, onde o público participa ativamente nas peças. “Neste primeiro trimestre temos a companhia Ritual de Domingo, que apresentará ‘Cenas Conjugais’, e a Amarelo Silvestre, com récitas de ‘Fluxodrama’ para público escolar e geral”, destaca Filipe Marado. As famílias poderão também participar em “A Grande Viagem do Pequeno Mi”, de Madalena Vitorino, um teatro oficina, que quer aproximar o público de artistas.

No campo do cinema, por exemplo, o Teatro mantém a parceria com o Festival de Cinema de Animação de Espinho, CINANIMA Júnior. Segundo Filipe Marado, o TRC “costuma ser parceiro dele, e a partir do primeiro trimestre o público pode fazer marcações na bilheteira do teatro para ir com a sua família ver os primeiros atos de cinema de animação”. 

A programação do TRC estende-se para além do edifício, com atividades em espaços não convencionais, como escolas, igrejas e espaços ao ar livre. “Este é o primeiro ano em que levamos atividades a todas as freguesias do concelho”, afirma o diretor artístico do Teatro que menciona ainda propostas como espetáculos de dança e leituras encenadas em ambiente escolar.

A vereadora da Cultura de Lamego, Catarina Ribeiro, refere o Teatro Ribeiro Conceição como “a maior referência cultural do concelho de Lamego e da região do Douro, a par do Teatro de Vila Real”. Quanto à programação, a vereadora diz que continuam a acolher uma “uma programação marcante e diversificada que garante o acesso de diferentes públicos a espetáculos de qualidade”. .

Para além disso, o teatro reforça o “compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a participação ativa da comunidade com propostas que se estendem por todo o concelho e que explorem diferentes áreas artísticas”, incluindo espetáculos com audiodescrição, Língua Gestual Portuguesa e legendas. Entre eles está “O Tamanho das Coisas”, de Terra Amarela, dirigido por Marco Paiva e interpretado por Paulo Azevedo.

Catarina Ribeiro termina por referir ao Jornal do Centro que “a música, o teatro, a dança, o cinema, as exposições e muitas outras artes, de diferentes estilos, vão passar pelo TRC para dinamizar o quotidiano das pessoas. Tem sido feito um trabalho intenso, mas recompensado pelo reconhecimento e adesão de público”

“Estamos a criar uma programação eclética, pensada com cuidado para responder a todas as idades”, conclui o diretor artístico. A agenda do TRC para o primeiro trimestre de 2025 pode ser consultada na bilheteira do teatro e nas plataformas da instituição.

 Agenda do Teatro Ribeiro Conceição com programação "eclética"

Outras notícias

pub
 Agenda do Teatro Ribeiro Conceição com programação "eclética"

Notícias relacionadas

Procurar