A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
O Teatro Ribeiro Conceição (TRC), em Lamego, lançou recentemente a programação para os primeiros três meses de 2025, sob o mote “um programa para Todas as Pessoas”. A agenda abrange espetáculos, cinema, atividades educativas e propostas artísticas que pretendem chegar a todas as idades e freguesias do concelho.
Segundo o diretor artístico do Teatro, Filipe Marado, o objetivo é aproximar o público das artes e criar espaços de interação. “Estamos a trabalhar com escolas, centros de dia e lares para desenvolverem propostas artísticas conjuntas”, explica.
Entre as propostas deste trimestre está o projeto “Através da Terra”, da artista Vera Alvelos, que explora a memória coletiva de pessoas com mais de 65 anos e aborda o trabalho na terra. O projeto inclui uma exposição no foyer do teatro, acompanhada por visitas orientadas para escolas. Ainda no âmbito da memória coletiva, Filipe Marado refere a coprodução “Cordão”, estreada no final do ano passado, que continua a integrar a programação.
A componente musical inclui a estreia da nova obra da compositora Ângela da Ponte, interpretada pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, a 9 de fevereiro. Outras iniciativas musicais incluem o Festival Magos da Guitarra, que terá dois concertos no TRC, e os “concertos itinerantes” realizados pelos “Burricos” em todas as freguesias do concelho, uma resposta à dificuldade de mobilidade de algumas populações.
O Teatro também investe no conceito de “teatro íntimo”, onde o público participa ativamente nas peças. “Neste primeiro trimestre temos a companhia Ritual de Domingo, que apresentará ‘Cenas Conjugais’, e a Amarelo Silvestre, com récitas de ‘Fluxodrama’ para público escolar e geral”, destaca Filipe Marado. As famílias poderão também participar em “A Grande Viagem do Pequeno Mi”, de Madalena Vitorino, um teatro oficina, que quer aproximar o público de artistas.
No campo do cinema, por exemplo, o Teatro mantém a parceria com o Festival de Cinema de Animação de Espinho, CINANIMA Júnior. Segundo Filipe Marado, o TRC “costuma ser parceiro dele, e a partir do primeiro trimestre o público pode fazer marcações na bilheteira do teatro para ir com a sua família ver os primeiros atos de cinema de animação”.
A programação do TRC estende-se para além do edifício, com atividades em espaços não convencionais, como escolas, igrejas e espaços ao ar livre. “Este é o primeiro ano em que levamos atividades a todas as freguesias do concelho”, afirma o diretor artístico do Teatro que menciona ainda propostas como espetáculos de dança e leituras encenadas em ambiente escolar.
A vereadora da Cultura de Lamego, Catarina Ribeiro, refere o Teatro Ribeiro Conceição como “a maior referência cultural do concelho de Lamego e da região do Douro, a par do Teatro de Vila Real”. Quanto à programação, a vereadora diz que continuam a acolher uma “uma programação marcante e diversificada que garante o acesso de diferentes públicos a espetáculos de qualidade”. .
Para além disso, o teatro reforça o “compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a participação ativa da comunidade com propostas que se estendem por todo o concelho e que explorem diferentes áreas artísticas”, incluindo espetáculos com audiodescrição, Língua Gestual Portuguesa e legendas. Entre eles está “O Tamanho das Coisas”, de Terra Amarela, dirigido por Marco Paiva e interpretado por Paulo Azevedo.
Catarina Ribeiro termina por referir ao Jornal do Centro que “a música, o teatro, a dança, o cinema, as exposições e muitas outras artes, de diferentes estilos, vão passar pelo TRC para dinamizar o quotidiano das pessoas. Tem sido feito um trabalho intenso, mas recompensado pelo reconhecimento e adesão de público”
“Estamos a criar uma programação eclética, pensada com cuidado para responder a todas as idades”, conclui o diretor artístico. A agenda do TRC para o primeiro trimestre de 2025 pode ser consultada na bilheteira do teatro e nas plataformas da instituição.