A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Vários empreendedores agrícolas das zonas de Moimenta, Távora, Varosa e Douro participaram no último sábado (21 de setembro) no “Focus Group” que decorreu no auditório das Caves Terras do Demo, em Moimenta da Beira.
A atividade, promovida pela equipa do projeto europeu AgroHub, foi desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e a Universidade de Valladolid (Espanha).
Ao longo de duas horas, os participantes debateram sobre temas como a densidade populacional, o emprego, a utilização dos solos e as culturas agrícolas. No encontro, também se refletiu sobre a promoção dos produtos locais, a definição das melhores estratégias para a sua valorização e a inovação no setor agrícola.
A atividade contou com a presença de fruticultores representantes da Associação de Fruticultores da Beira Távora e de Romeu Sequeira, vice-presidente da Assembleia Geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, além de representantes do Instituto Politécnico de Viseu e da Universidade de Valladolid.
O projeto Agro-Hub propõe a criação de uma comunidade colaborativa e aberta à participação de produtores, empresas de transformação, marcas de garantia agrícola, cooperativas, comunidades locais e administrações públicas.
Os parceiros envolvidos no projeto são a Associação Ibérica de Municípios do Rio Douro, a Direção-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León, a Universidade de Valladolid, a Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Zamora, o Instituto Politécnico de Viseu, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes.