Em um dia e meio, 30 oradores deixaram o seu testemunho e…
A magia do desconhecido… chega à Ourivesaria Pereirinha. A Monseo Jewels, marca…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu
por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense
A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) disponibiliza um serviço de apoio às pequenas e médias empresas (PME) na criação de lojas ‘online’, com o objetivo de intensificar e acelerar a presença digital da fileira agroalimentar.
“Este apoio às PME tem como base o projeto conjunto de internacionalização 2021-2023 promovido pela InovCluster, o qual apoia a internacionalização das PME através de ferramentas e canais digitais, tais como lojas ‘online’, adesão a ‘marketplaces’ e ‘marketing’ digital para colocação dos seus produtos nos mercados”, referiu, em comunicado, o Agroindustrial do Centro.
Na base deste apoio está a “reduzida digitalização de processos organizacionais e de marketing nas PME” para responder aos novos paradigmas dos processos de comercialização e venda.
Esta situação levou a InovCluster a encontrar uma forma de apoiar as empresas para se posicionarem de forma eficaz nos canais ‘online’ para a venda internacional, através de ações de capacitação específica nestes domínios e do apoio à criação de lojas ‘online’ multilingues para a fileira agroalimentar.
“O projeto é inovador, porque conta com a participação das PME da cadeia de valor alargada da fileira agroalimentar e foi planeado para apresentar-se como uma resposta inovadora através da utilização de ferramentas digitais associadas à indústria 4.0 potenciando o seu incremento a novos processos organizacionais na comercialização dos produtos e de marketing”, lê-se na nota.
É ainda incentivada a adoção de novas práticas organizacionais, com um esforço conjunto à adesão a ‘marketplaces’ e ao estabelecimento do ‘e-commerce’ (lojas ‘online’), a especialização em nichos/segmentos diferenciados ligados a produtos naturais, orgânicos e biológicos.
A InovCluster frisou que o uso de canais de venda ‘online’, especialmente de produtos de maior valor acrescentado, “tem vindo a evidenciar um crescimento acentuado na última década”, sendo esta “uma tendência irreversível” na atual economia e sociedade.
Para dar resposta às novas tendências do ‘marketing’ internacional e à evolução dos processos de venda para canais digitais, a InovCluster dispõe de um serviço que apoia as PME na criação de lojas ‘online’ para o escoamento dos seus produtos, de forma a intensificar e acelerar a presença digital da fileira agroalimentar nacional.
A InovCluster, com sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional, e procura a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.
Criada em 2009, conta já com 184 associados, dos quais 148 empresas, associações, instituições de ensino superior, instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ligadas ao setor agroindustrial e agroalimentar, e vários municípios da região Centro.