Artesanato em Portugal está presente na cidade de Viseu. Neste episódio da…
Em Várzea de Calde, o linho era mais do que um ofício:…
Cinco piscinas, um rio sensorial subterrâneo e cascatas dignas de Bali. Tudo…
Este domingo, durante a manhã, o município de Aguiar da Beira vai organizar uma recolha de sangue. Sob o mote “Dê sangue. Ajude a Salvar Vidas!”, a autarquia vai promover esta recolha para todos os potenciais dadores de sangue.
A iniciativa terá lugar nos Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, e acontece entre as 09h00 e as 13h00. “A participação de toda a comunidade é crucial para ajudar quem mais precisa”, começa por afirmar o município na sua página de Facebook. “Junte-se a esta ação solidária. A sua dádiva é um gesto altruísta, que pode realmente fazer a diferença”, lê-se ainda na publicação da rede social.
Para ser dador de sangue, precisa de ter idade superior a 18 anos, sendo que as pessoas candidatas com 17 anos podem fazê-lo mediante consentimento dos pais e/ou em caso de emancipação por casamento. Para ser elegível, necessita ainda e ter mais de 50 quilogramas e ter aquilo que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação define como “estilos e hábitos de vida saudáveis”.
No caso de pessoas com idade superior a 60 anos que queiram realizar a primeira dádiva de sangue ou no caso de pessoas com mais de 65 anos, a dádiva de sangue “depende de critério médico”.