Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A freguesia de Couto do Mosteiro, no concelho de Santa Comba Dão, vai promover-se numa série de iniciativas que destacam as tradições e a identidade desta localidade classificada como “Aldeia de Portugal”.
O calendário, organizado entre a Câmara de Santa Comba Dão, a União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, associações locais e outras entidades, vai juntar sobretudo a gastronomia e a tradição religiosa da povoação.
A primeira iniciativa acontece este sábado (27 de janeiro) na aldeia da Gestosa. Trata-se do “Reviver da Aldeia”, que traz jogos da malha e do mil, música, um jantar cozinhado em panelas de ferro (já com inscrições esgotadas) e uma oficina de filhoses com mel a esta povoação a partir das 15h00.
Já nos dias 3 e 4 de fevereiro, Couto do Mosteiro celebra o São Brás com missas, procissão, música e gastronomia, incluindo uma oficina de pão e a iniciativa “Almoce e Jante Connosco”, que traz à mesa sopa da pedra, arroz de feijão cozinhado em panela de ferro, porco no espeto e arroz doce.
Nas últimas semanas do mês de março, a aldeia de Vila de Barba vai receber a tradição das Ladainhas com a iniciativa “Amentar as Almas”, um ritual ligado à Páscoa e organizado pelo Clube Recreativo Desportivo e Cultural de Vila de Barba.