A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação – data que pretende consciencializar para questões relacionadas com a nutrição e alimentação, no sentido de se promover uma melhoria do estado nutricional da população, através de um padrão alimentar saudável.
Sabia que 9,5% do número de anos perdidos de vida saudável é devido aos hábitos alimentares inadequados?
Atualmente, os hábitos alimentares inadequados são um dos principais determinantes da perda de anos de vida saudável em Portugal, sendo um dos fatores de risco modificáveis que mais contribui para a mortalidade nosso país.
Em Portugal, 86% da carga da doença corresponde a doenças crónicas e mais de 50% doas pessoas adultas apresentam excesso de peso, traduzindo-se esta prevalência em cerca de 1 milhão de pessoas obesas e 3,5 milhões com pré-obesidade.
O consumo insuficiente de fruta, hortícolas, cereais integrais e frutos oleaginosos e, por outro lado, o consumo excessivo de sal estão entre os principais comportamentos alimentares inadequados.
Para inverter esta tendência é importante implementar o hábito diário de uma alimentação saudável que melhora tanto a nossa saúde física como mental e emocional.
A nossa dieta deve ser completa, variada e equilibrada para nos proporcionar a energia necessária e bem-estar, sendo que para nos auxiliar na escolha dos alimentos mais adequados temos a Roda dos Alimentos.
A Roda dos Alimentos é um guia que nos ajuda a escolher e a combinar os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária.
Este guia, em forma de círculo, encontra-se divido em diferentes segmentos – Grupos de Alimentos (7 grupos) – que agrupam alimentos com características semelhantes quanto à sua composição nutricional.
Os grupos de alimentos estão representados em diferentes proporções, identificando os grupos que devem estar presentes em maior quantidade na nossa alimentação (grupos de maior dimensão) e os grupos que devem estar presentes em menor quantidade (grupos de menor dimensão). Assim sendo, a proporção de peso com que cada um dos grupos de alimentos deve estar presente na nossa alimentação diária é a seguinte:
• Cereais e derivados, tubérculos: 4 a 11 porções (28%);
• Hortícolas: 3 a 5 porções (23%);
• Fruta: 3 a 5 porções (20%);
• Lacticínios: 2 a 3 porções (18%);
• Carnes, pescado e ovos: 1,5 a 4,5 porções (5%);
• Leguminosas: 1 a 2 porções (4%);
• Gorduras e óleos: 1 a 2 porções (2%).
A água encontra-se no centro da Roda porque está representada em todos os grupos, uma vez que faz parte da constituição de quase todos os alimentos e porque deve ser ingerida livremente ao longo do dia, poisé imprescindível à vida. É fundamental que se beba a quantidade de água recomendada, diariamente, sendo que pode variar entre 1,5 a 3 litros por dia.
Importa ainda salientar que, para além de adotar um padrão alimentar mediterrânico, também se deve associar a este um estilo de vida saudável, nomeadamente com a prática regular de exercício físico, sempre dentro das possibilidades individuais de cada pessoa.
Escolha um novo hábito alimentar saudável e comece já hoje a investir na sua saúde!
Cláudia Rodrigues e Daniela Oliveira – Médicas, IFE Medicina Geral e Familiar na USF Grão Vasco, em colaboração com a UCC Viseense
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
por
Alfredo Simões