feira de são mateus
unidades móveis de saúde viseu dão lafões
Foto Cáritas viseu
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…

13.12.24

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

09.12.24
Home » Notícias » Diário » Almoço reúne 100 idosos do distrito de Viseu que vivem sozinhos ou isolados

Almoço reúne 100 idosos do distrito de Viseu que vivem sozinhos ou isolados

Iniciativa é da GNR e do Pingo Doce e decorre em vários distritos do país. Idosos vieram de todos os concelhos do distrito de Viseu e juntaram-se nas instalações da Associação “Os Povoenses”

Micaela Costa
 Almoço reúne 100 idosos do distrito de Viseu que vivem sozinhos ou isolados
13.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Almoço reúne 100 idosos do distrito de Viseu que vivem sozinhos ou isolados
13.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Almoço reúne 100 idosos do distrito de Viseu que vivem sozinhos ou isolados

Iniciativa é da GNR e do Pingo Doce e decorre em vários distritos do país. Idosos vieram de todos os concelhos do distrito de Viseu e juntaram-se nas instalações da Associação “Os Povoenses”

Maria Amélia, José Teixeira e Esmeralda Teixeira são três dos 100 idoso que marcaram presença num almoço convívio. A iniciativa reuniu idosos de todos os concelhos do distrito de Viseu e que estão sinalizados por estarem a viver sozinhos ou isolados.

“Estas ações são muito boas, porque se lembram de quem precisa, dos velhinhos que estão sem ninguém como eu e como muitos que aqui estão”, começa por dizer Maria Amélia, de 87 anos.

A viver sozinha, Maria Amélia, que veio de Fiais da Telha, no concelho de Carregal do Sal, conta que os dias “são uma solidão”.

A mesma opinião tem a “vizinha” de mesa, de 73 anos, que descreve estes momentos como “muitos bons”. “Sozinhos até ficamos doentes”, desabafa.

O almoço solidário aconteceu esta quinta-feira (13 de dezembro) nas instalações da Associação “Os Povoenses”, em Viseu, e foi organizado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Pingo Doce.

“Os senhores da GNR são muito bons, são uma grande companhia”, revela Esmeralda Teixeira, que veio acompanhada pelo marido. O casal é de São Cosmado, uma localidade no concelho de Armamar, no norte do distrito de Viseu.

Segundo números da GNR, em 2023 foram sinalizados 3.325 idosos a viver sozinhos ou isolados. Os dados foram recolhidos na última operação Censos Sénior, que decorreu entre 1 de outubro e 15 de novembro, e revelam ainda que Viseu é o quinto distrito do país com mais idosos sinalizados, atrás de Vila Real (5.153), Guarda (5.606), Faro (3.496) e Bragança (3.367), segundo dados da autoridade.

“Eles ajudam-nos em muita coisa, ajudam a resolver problemas e conversam muito connosco”, acrescenta Esmeralda Teixeira, referindo-se às visitas frequentes que os militares da GNR fazem aos idosos sinalizados durante todo o ano.

Quem também se mostrou muito contente com a iniciativa foi o presidente da Associação Recreativa e Desportiva “Os Povoenses”, espaço escolhido para acolher o almoço.

“É um orgulho e um gosto muito grande podermos fazer parte deste momento que é uma mais-valia. É um dia diferente e se calhar alguns é a primeira vez este ano que saem da localidade onde vivem”, disse Ramiro Costa que é presidente há 30 anos.

Além das instalações, a associação, que existe há 43 anos, colaborou com vários elementos que ajudaram a servir as refeições.

Almoço solidário e o trabalho em rede
A iniciativa foi da responsabilidade da GNR e do Pingo Doce e resulta de uma parceria celebrada em 2022.

“É um protocolo que tem como objetivo colaborar naquilo que é a nossa ação social, vocacionada para pessoas que vivem de forma vulnerável, fruto do seu isolamento, da sua solidão e até das carências alimentares que vão tendo”, explicou o tenente-coronel Campos Marques.

Segundo o relações-públicas da GNR de Viseu, o almoço solidário “é mais uma iniciativa entre outras que se têm vindo a realizar e da parte da GNR é um trabalho diário, nomeadamente com as secções de prevenção criminal e policiamento comunitário e que é feito amiúde em todo o território”.

“São 100 idosos de todos os concelhos do distrito, que almoçam connosco, vão ter um momento de lazer e musical e, pelo meio, alguns conselhos de segurança. São pessoas expostas a burlas e obviamente que também aproveitamos para passar alguns conselhos no âmbito da segurança”, acrescentou.

O militar disse ainda que o norte do distrito de Viseu é onde se concentra um grande número de idosos a viver sozinhos ou isolados e que a tendência é registada “em zonas mais rurais e desertificadas, com menor densidade, há mais vulnerabilidade”.

Ao Pingo Doce coube a confeção das refeições e a logística para a realização do almoço, uma iniciativa que “surge no âmbito do pilar de proximidade com a comunidade e de apoio com iniciativas de combate ao isolamento e à solidão de idosos em situação vulnerável”.

“O Pingo Doce oferece a comida e todos os custos da logística e organização. A comida vem das nossas cozinhas centrais, em Aveiro e Odivelas, é enviada e preparada pelas lojas localmente que depois acondiciona para enviar para os locais onde serão os almoços. Além disso, temos o apoio das nossas equipas locais na logística”, explicou a coordenadora de responsabilidade social e impacto local do Pingo Doce, Mariana Lino.

Segundo a responsável, estes almoços “vêm fechar o ciclo deste ano, após a entrega de cabazes alimentares”.

Este é o segundo ano que se realiza estes almoços, no ano passado aconteceu apenas no distrito de Setúbal, “em jeito de piloto para perceber a logística”, e este ano foi alargado aos cinco distritos com o maior número de idosos a viver sozinhos ou isolado.

“Estamos a fazer aqui em Viseu, já fizemos em Bragança, Faro, Guarda e na próxima semana em Vila Real”, disse, acrescentando que o objetivo é poder chegar aos 18 distritos do país.

 Almoço reúne 100 idosos do distrito de Viseu que vivem sozinhos ou isolados

Outras notícias

pub
 Almoço reúne 100 idosos do distrito de Viseu que vivem sozinhos ou isolados

Notícias relacionadas

Procurar