A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA) acolhe desde terça-feira (17 de dezembro) a exposição “UA.LABDESIGN – Universidade nas Aldeias”. A mostra dá a conhecer parte do trabalho que alunos da instituição fizeram no concelho de Tondela, nos dois últimos verões.
Dos laboratórios promovidos com o apoio da Câmara de Tondela, foram criadas várias peças que cruzam o design contemporâneo com as tradições culturais das aldeias. Vão desde capuchas com resíduos de burel do Caramulo, sapatilhas e candeeiros com linho de Múceres a novas peças de barro negro de Molelos.
No seu processo criativo, os estudantes da UA tiveram a ajuda dos artesãos de Molelos, Múceres e Caramulo, bem como de professores e investigadores. O resultado final pode ser visto agora no DeCA de Aveiro até 21 de fevereiro.
O projeto UA.LABDESIGN passou por Tondela entre os dias 16 e 23 de julho de 2023 e de 1 a 7 de julho deste ano. As duas edições da iniciativa contemplaram a realização de oficinas temáticas do linho, madeira, burel, barro, calçado e impressão gráfica realizadas nas aldeias de Múceres, Ribeira e Caramulo.
A Câmara de Tondela recorda que os laboratórios decorreram com sucesso “ajudando a promover a valorização do património cultural e incentivando práticas sustentáveis”.
“Este projeto contribuiu ainda para o fortalecimento das redes de colaboração entre o meio académico e as comunidades rurais”, acrescenta a autarquia.