A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Vila Nova de Paiva apresentou o projeto Paiva.come, que visa promover hábitos de alimentação saudável nas escolas do concelho.
O projeto, que já arrancou no último ano letivo, também visa melhorar a oferta das refeições escolares fornecidas aos alunos e assegurar uma melhor qualidade das mesmas.
Em comunicado, a Câmara sublinha que “educar para a saúde implica ensinar novos hábitos e alterar outros já adquiridos, tornando-se mais fácil implementar e promover esses hábitos o mais cedo possível”.
Por isso, o Paiva.come quer ser um “instrumento de colaboração na realização de aprendizagens e na promoção de estilos de vida mais saudáveis, com vista a melhorar hábitos alimentares saudáveis e diminuir os fatores de risco, favorecendo o crescimento e o rendimento escolar, bem como o desenvolvimento e prevenção de doenças ao longo da vida”, envolvendo alunos, pais, encarregados de educação, professores, não-docentes e a comunidade local.
As atividades contam com a supervisão da nutricionista Mónica Magno e abrangem sessões temáticas, workshops e ações de sensibilização.
Uma das principais missões passa por melhorar a preparação e apresentação das ementas servidas nas cantinas das escolas e promover a qualidade das refeições feitas a partir de produtos locais.
Os alunos são acompanhados pela nutricionista de serviço durante as refeições, falando-lhes sobre “a importância de determinados alimentos, como confecioná-los, como consumi-los” e incentivando ao consumo da refeição completa, sublinha o município de Vila Nova de Paiva.
O projeto inclui ainda sessões de avaliação nutricional a alunos com problemas de obesidade ou distúrbios alimentares. As avaliações são feitas a pedido dos professores ou educadores e com o consentimento dos encarregados de educação.
O Paiva.come promove também workshops com a participação de crianças, jovens e famílias onde se explora a culinária e o saber e fazer dos alimentos. A Câmara quer também incentivar à produção de alfaces, ervas aromáticas e outras verduras no Parque Botânico Arbutus do Demo.