Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
O auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu recebe esta terça-feira (25 de fevereiro) a sessão distrital do ensino secundário do Parlamento dos Jovens. A iniciativa, marcada para começar às 09h00, conta com a presença do deputado João Azevedo, do PS.
Nesta 30.ª edição, que regista o maior número de escolas inscritas da sua história, os jovens deputados discutem o tema “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”.
Terminada a primeira fase da iniciativa, que culminou com as sessões nas escolas, os jovens eleitos reúnem-se agora nas sessões distritais para debater e aprovar o projeto de recomendação de cada círculo e eleger os deputados para as sessões nacionais.
A Assembleia da República sublinha que as sessões distritais e regionais “proporcionam aos participantes a vivência de uma sessão parlamentar, com uma metodologia de debate semelhante ao do Parlamento”, contando com a presença de um deputado do Parlamento na abertura e no período de perguntas, no qual os jovens deputados têm oportunidade de colocar as suas questões.
As sessões nacionais decorrem na própria Assembleia da República, em Lisboa, nos dias 12 e 13 de maio (ensino básico) e a 26 a 27 de maio (ensino secundário).
Esta segunda-feira (dia 24), a Biblioteca Municipal de Mangualde recebeu a sessão distrital do ensino básico com a presença da deputada Isabel Fernandes, do PSD.
A edição 2024/2025 do Parlamento dos Jovens envolve 1.135 escolas inscritas, divididas entre 580 do ensino básico e 555 do ensino secundário. O programa, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, tem como objetivos promover a educação para a cidadania, dar a conhecer o funcionamento da Assembleia da República e incentivar o debate democrático sobre temas relevantes para a sociedade.