A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Câmara de Tondela volta a desafiar os alunos e as instituições do concelho a enfeitar rotundas e espaços verdes com presépios e árvores de Natal. A autarquia vai organizar uma nova edição do concurso “Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar”, cujas inscrições já estão abertas até 1 de dezembro.
A atividade, que se realiza pelo 12.º ano consecutivo, é desenvolvida com o objetivo de “promover a decoração durante a quadra natalícia de rotundas ou espaços verdes nas diferentes localidades do concelho com presépios e do Parque Urbano da cidade com árvores de Natal”, salienta o município.
Com este concurso, a Câmara também quer sensibilizar os alunos e a população para as questões ambientais “através de uma atividade lúdica e de expressão artística”, envolver a comunidade educativa, as associações e as instituições sociais de Tondela e “embelezar” o concelho na quadra natalícia.
Ao “Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar” podem concorrer alunos de todas as escolas do concelho (do pré-escolar ao ensino profissional e secundário), agrupamentos de escuteiros, instituições particulares de solidariedade social e associações.
Os trabalhos têm de estar prontos e montados até ao dia 8 de dezembro e, depois, poderão ser vistos de 9 de dezembro a 10 de janeiro.
Na construção dos presépios e das árvores de Natal, os participantes terão de utilizar materiais reciclados como plásticos, metais, panos, borracha, vidro, cortiça ou tecido, entre outros. A autarquia de Tondela estipula ainda que os objetos devem estar preparados para enfrentar condições climatéricas mais adversas como a chuva.
As árvores de Natal estarão expostas no Parque Urbano de Tondela e os presépios vão ser instalados nas freguesias de origem das instituições participantes.
Os três melhores presépios e as três melhores árvores de Natal recebem prémios, sendo que os primeiros classificados de cada categoria vão ter 350 euros, os segundos 300 euros e os terceiros 250 euros. Os restantes concorrentes poderão receber um prémio de participação até 150 euros.