A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Alunos, diretores, professores, funcionários, pais e antigos estudantes do Colégio da Via-Sacra assinalaram esta segunda-feira (7 de outubro) o Dia do Colégio, que marca formalmente o início do ano letivo na escola católica da cidade de Viseu.
O bispo D. António Luciano presidiu à eucaristia e foi acompanhado pelo diretor do Colégio, o padre Carlos Casal, que convidou os presentes a ajudarem os alunos a fazerem o seu caminho num colégio que propõe “uma educação integral baseada nos valores que constroem a personalidade da pessoa humana, que dignificam a Igreja e constroem a família e a sociedade de um modo mais profícuo”.
Aproveitando o facto de ontem ter sido também o dia de Nossa Senhora do Rosário, o bispo de Viseu pediu aos presentes que “imitem as virtudes de Nossa Senhora, que na fidelidade à vocação soube desconectar-se de tudo o que era secundário e por isso disse sim a Deus”.
“Que Nossa Senhora do Rosário vos abençoe todos vós e conceda a paz ao mundo, como pede o Papa Francisco. Peço também que Ela ajude os responsáveis desta instituição de ensino a cumprir a sua missão de educadores e formadores, e auxilie os pais, os avós e os encarregados de educação neste desafio de educar na fé”, realçou D. António Luciano.
No momento de ação de graças, os alunos construíram um terço que representou a resposta ao repto deixado pelo Papa Francisco, que pediu para rezar pela paz no mundo e viver em penitência e jejum.
No final da missa, a Associação dos Antigos Alunos premiou a melhor aluna finalista do último ano letivo, Margarida Garcia. O resto do dia foi preenchido com atividades dedicadas à comunidade escolar, incluindo um torneio de futsal entre alunos e professores.
O diretor pedagógico do colégio, Paulo Machado, destacou o projeto educativo do colégio, “uma escola católica que assenta nos princípios cristãos”, que a torna diferenciadora.
“Temos como prioridade formar boas pessoas, que amanhã sejam capazes, no seu dia-a-dia, de ajudar a construir um mundo melhor. Paralelamente, tentamos que sejam bons alunos e que trabalhem dentro de um clima de exigência e de alguma ordem que é necessária para que tudo funcione da melhor forma”, disse o responsável.
O Colégio da Via-Sacra tem vindo a destacar-se no ranking das escolas, um resultado que Paulo Machado justifica com o tipo de alunos que frequentam o estabelecimento de ensino, a qualidade do ensino e os professores.
Atualmente, o Colégio da Via-Sacra tem 722 alunos que vão do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. O Dia do Colégio é assinalado a 7 de outubro porque foi nessa data que morreu o fundador da escola, o cónego António Barreiros. O espaço foi fundado também no mesmo mês de outubro, mas em 1908.