jose-migue-pereira-patriarcado2-390x260-1
casa do douro
proteção civil serra da estrela
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.12.24

A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…

19.12.24

O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…

19.12.24
Home » Notícias » Cultura » Ana Lua Caiano com concerto no festival “Vai Não Vai”

Ana Lua Caiano com concerto no festival “Vai Não Vai”

O festival, que decorre até domingo em Canas de Senhorim (Nelas), aposta em propostas de música, teatro, dança, artes plásticas, cinema e novo circo em espaços pouco convencionais da vila

pub
 Ana Lua Caiano com concerto no festival “Vai Não Vai”
23.08.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ana Lua Caiano com concerto no festival “Vai Não Vai”
21.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ana Lua Caiano com concerto no festival “Vai Não Vai”

Com uma programação cultural dedicada ao tema “Mulheres”, o festival “Vai Não Vai”, que começa hoje em Canas de Senhorim (Nelas), aposta em propostas de música, teatro, dança, artes plásticas, cinema e novo circo em espaços pouco convencionais desta vila beirã. Ana Lua Caiano – cantora e compositora, de 24 anos, que cruza música tradicional portuguesa com sonoridades eletrónicas e que, em Março, lançou o álbum “Vou ficar neste quadrado” – é uma das participantes desta terceira edição idealizada pela Associação Cultural-Ganso Manso.

Este ano, o festival habita espaços menos convencionais da vila com propostas artísticas pouco frequentes naquela região, pretendendo chegar a diferentes públicos. A programação da Ganso Manso abrange expressões artísticas como teatro, dança, música, artes plásticas, cinema e novo circo criando uma oferta com diferentes estéticas, sendo que os artistas convidados – com percursos distintos e de diferentes gerações – são autores das criações que integram o festival.

A população daquela região não deixa de ter também um papel ativo no evento. “A interação com a comunidade local está inerente no fazer acontecer, criando um sentido de pertença e colaboração, disponibilizando materiais, apoio, ideias, sugestões e desejos e também a participação de associações ou pessoas singulares na programação”, explica a organização.

O festival abre com a inauguração de “Andando” Exposição de artes plásticas realizada pelas artistas Lúcia Costa e Mafalda Balona, com uma peça que ficará exposta em permanência. Segue-se, neste mesmo dia, a apresentação no Teatro Mais Pequeno do Mundo, da peça e do lançamento do livro “Teias & Odisseias” e “Zampadanças do Mundo”, baile mandado com a monitora Mercedes Prieto e Sergio Cobos. Pelas 23h00, encontro com a “Mulher, posso e mando ” de Maria Caetano Villalobos. A noite termina com a exibição da curta-metragem “A Solo” de Carolina Rosendo, seguindo-se uma conversa com moderação de Paulo MilHomens.

No sábado as propostas são variadas e passam pela apresentação da peça infantil “Muita Tralha Pouca Tralha”, de Catarina Requeijo, e “Falatório”, uma conversa moderada pela jornalista Liliana Garcia com alguns dos artistas convidados e equipa do festival.

Às 17h30, tem início uma pequena itinerância pela vila, acompanhada pelo Grupo de Bombos do Paço e dois cabeçudos que convidam o público a segui-los, começando no Jardim do Centro de Saúde com a performance de dança contemporânea “Mutation”, de Mariana Tiago e Rodrigo Loureiro. O percurso segue e, mais à frente, pode assistir-se a “Post Seinfeld”, Stand up comedy de Rui Otero com Félix Lozano.

Ainda no sábado, antes do concerto e Ana Lua Caiano, às 23h00, há a apresentação de espetáculo de Novo Circo, “ Playground” com o artista Giovanni Concato.

No domingo há apresentação de sete micro-espetáculos.

A Ganso Manso é uma associação cultural que tem como objetivo principal a promoção e realização de eventos artísticos pedagógicos e transdisciplinares.

Um café e um filme

Inaugurando a colaboração com a Escola Superior de Teatro e Cinema, o Festival Vai Não Vai apresenta, em três cafés de Canas de Senhorim, sete filmes produzidos pelos alunos do curso de Cinema. Uma seleção de obras de início de percurso que vai aproximando o cinema destes espaços de usufruto público. Pausa para café e cinema.

 Ana Lua Caiano com concerto no festival “Vai Não Vai”

Outras notícias

pub
 Ana Lua Caiano com concerto no festival “Vai Não Vai”

Notícias relacionadas

Procurar