Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A antiga escola primária de Mortágua está a ser transformada num projeto de habitação acessível com 10 apartamentos T1 e T2. A obra de reconstrução e ampliação do antigo estabelecimento já decorre e está orçada em mais de um milhão de euros, frisa a Câmara Municipal.
Os apartamentos vão ser arrendados ao abrigo do Programa Habitação a Custos Acessíveis.
O projeto, que tem um prazo de execução de um ano, contempla quatro apartamentos T2 no edifício principal, dois apartamentos T1 no edifício da cantina e a construção de raiz de um bloco habitacional, com mais quatro apartamentos T2, na zona do antigo recreio.
A traça arquitetónica da fachada dos edifícios escolares vai ser mantida, nomeadamente os elementos em pedra de granito e varandas. “Desta forma, estes edifícios escolares vão ter uma nova vida e continuar ao serviço das pessoas, das famílias, mas agora respondendo a fins habitacionais”, sublinha a autarquia que adjudicou a empreitada em dezembro do ano passado.
A obra tem o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e está integrada na Estratégia Local de Habitação, que quer aumentar a oferta habitacional em Mortágua, a pensar sobretudo no arrendamento a custos acessíveis e no apoio a casais jovens, promovendo a fixação de pessoas no concelho.
A requalificação da Escola Primária de Mortágua corresponde a uma parte do que está previsto realizar em Mortágua no âmbito da criação do parque público de habitação.
Além deste investimento, o Município apresentou uma candidatura para a construção de 24 fogos numa bolsa de terrenos em Vale de Açores, tendo o projeto já obtido validação técnica do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.