A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O antigo IP5, em Viseu, vai ficar com o trânsito condicionado a partir desta sexta-feira (20 de setembro). O constrangimento acontece por causa das obras da nova ligação ao Parque Empresarial de Mundão e dos trabalhos de execução dos ramos de acesso ao antigo Itinerário Principal 5.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, prevê-se que o condicionamento vá decorrer durante 30 dias (um mês). Durante esse período, será implementada a redução de velocidade e o estreitamento da vida no sentido Viseu-Mangualde, entre os quilómetros 94 e 97. De acordo com a IP, estão garantidas duas vias de circulação.
A empresa que gere a rede rodoviária nacional apela aos condutores a “melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes” que a situação pode provocar e garante que o constrangimento visa “contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores”.
A obra entre o IP5/A25 e o Parque Empresarial de Mundão, com cinco quilómetros, conta com um investimento de 10,7 milhões de euros e foi entregue ao empreiteiro no início deste ano. Os trabalhos são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
A obra visa “contribuir para o aumento da competitividade das empresas instaladas no Parque Empresarial do Mundão”, afirmou o presidente da IP, Miguel Cruz, na altura da consignação.
O troço vai ter início num novo nó de ligação ao IP5 e termina numa nova rotunda que será construída ao quilómetro 69,3 da Estrada Nacional 229, que liga Viseu a Sátão.