Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
por
Mariana Abrantes
por
José Carreira
Mafalda Rosa e o treinador Nuno Ricardo
A nadadora do Académico de Viseu, Mafalda Rosa, terminou em 14.º lugar os 10 quilómetros da primeira etapa da Taça do Mundo de águas abertas. A prova, onde participou em representação da seleção nacional, aconteceu esta sexta-feira (21 de fevereiro).
Na competição que decorreu no Egito, Mafalda Rosa concluiu em 2:08.56 horas, tendo a vitória pertencido à australiana Moesha Johson (2:06.34,60), prata nos Jogos Olímpicos Paris2024, com menos três segundos do que a italiana Ginevra Taddeucci, segunda. A australiana Chelsea Gubecka foi terceira a 16,30 segundos da vencedora.
Desde cedo um grupo de três nadadoras isolou-se na frente da prova, com Mafalda Rosa a seguir resguardada no segundo grupo. Na entrada para a última das seis voltas a pupila de Nuno Ricardo estava na luta pelo top 15.
Já com a meta à vista, a nadadora do Académico de Viseu FC conseguiu superiorizar-se às australianas Tayla Martin (15.ª) e Maddy Gough (16.ª) e à brasileira Ana Marcela Cunha (17.ª).
Mafalda Rosa afirmou que o “resultado não foi mau”, apesar de ter sido uma prova “com condições complicadas, com bastante vento, que resultou em bastante ondulação”.
“Tive um início lento, demorei um bocado a voltar ao grupo, mas assim que voltei a conseguir por-me à frente e o resultado não foi mau, para a primeira prova do ano. Agora é continuar a trabalhar para o próximo”, disse em declarações à Federação Portuguesa de Natação.
O circuito das Taças do Mundo continua em Ibiza, de 25 a 26 de abril, a terceira etapa é em Setúbal, dias 14 e 15 de junho, a quarta etapa em Itália, no Golfo Aranci, a 10 e 11 de outubro. O local da quinta etapa ainda não foi divulgado.