Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
A Câmara de Viseu apela para um consumo “regrado” de recursos eszsenciais como o gás e a água e para um uso ponderado dos números de emergência, para que as linhas possam estar desimpedidas e assegurar a resposta a situações críticas e urgentes.
Em comunicado lançado nas redes sociais, a autarquia diz que o município está a trabalhar de forma concertada com outras entidades do concelho “com vista a garantir um funcionamento adequado dos serviços essenciais junto da comunidade”.
“Considerando a situação atual em Portugal e na Europa, designadamente o apagão de energia elétrica que nos afeta particularmente, o Município de Viseu apela à comunidade para um consumo regrado e consciente de recursos essenciais ao quotidiano”, lê-se no comunicado.
Segundo a autarquia, a poupança de água é também essencial, uma vez que os sistemas de abastecimento encontram-se condicionados e com pouca pressão, em consequência da falha elétrica, e a água está a ser fornecida através dos reservatórios.
“Nesta fase, diminuir a produção de resíduos é outra das ações que a comunidade deve ter em consideração, assim como reduzir e/ou evitar deslocações desnecessárias”, pede ainda.
A autarquia apela ainda ao uso ponderado dos números de emergência, para que as linhas possam estar desimpedidas e assegurar a resposta a situações críticas e urgentes.
Outros municípios estão também a deixar alertas, entre eles Tondela que assegura à população que está a “desenvolver esforços no sentido de garantir a manutenção em funcionamento dos serviços”.
Já Vouzela apelou também ao consumo moderado dos bens, como combustíveis, e anunciou que por precaução as escolas do concelho estarão encerradas amanhã, 29 de abril, “sendo a situação novamente reavaliada durante o dia de amanhã”. Também Lamego alertou que as escolas poderão parar no dia de amanhã, “caso não haja restabelecimento geral de energia até 06h30 de terça-feira”.