467724730_1108358697965569_6679365743799071647_n
Festas de Prime
tipos-empresas-1200_og-770x404
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.04.25

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
joão azevedo lordosa viseu a24
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Aplicação “Viseu 5.0” existe, mas não pode ser descarregada

Aplicação “Viseu 5.0” existe, mas não pode ser descarregada

Aplicação permite realizar visitas em 3D pela cidade de Viseu com recurso a realidade aumentada. Autarca promete que vai reativar projeto

 Aplicação “Viseu 5.0” existe, mas não pode ser descarregada - Jornal do Centro
23.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Aplicação “Viseu 5.0” existe, mas não pode ser descarregada - Jornal do Centro
23.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Aplicação “Viseu 5.0” existe, mas não pode ser descarregada - Jornal do Centro

O deputado municipal do Partido Socialista, Alberto Costa, lançou o repto ao executivo camarário para que o projeto “Viseu 5.0 – Estórias em Realidade Aumentada” seja ativado e colocado ao serviço da cidade e dos seus visitantes. O apelo foi deixado na última Assembleia Municipal.

Segundo o eleito socialista, a aplicação, que permite realizar visitas em 3D pela cidade de Viseu com recurso a realidade aumentada, encontra-se disponível no site do município, mas não pode ser descarregada nem utilizada.

Para Alberto Costa, trata-se de uma “ferramenta inovadora e com grande potencial turístico”, que deve ser recuperada e promovida como parte da estratégia de valorização do património local.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, admitiu desconhecer a aplicação, lançada em 2019 durante o anterior mandato, mas reconheceu que é uma pena que esteja inativo.

“Vamos ver isso e colocar os serviços informáticos da câmara a tratar para ver se isto fica disponível”, prometeu o autarca.

A aplicação “Viseu 5.0” foi desenvolvida para dispositivos móveis e combina georreferenciação e realidade aumentada, oferecendo uma experiência única aos visitantes. Ao deslocarem-se aos pontos assinalados no mapa da cidade e apontarem os seus telemóveis para os marcadores físicos existentes, os utilizadores podem interagir com figuras históricas como Viriato, Almeida Moreira, Augusta Cruz ou Augusto Hilário, ouvindo as suas histórias e testemunhos sobre a cidade de Viseu.

Para além de ser uma mais-valia para o turismo, o projeto assume também uma vertente pedagógica e cultural, tornando a história da cidade acessível e apelativa a públicos de todas as idades, através da tecnologia.

pub
 Aplicação “Viseu 5.0” existe, mas não pode ser descarregada - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Aplicação “Viseu 5.0” existe, mas não pode ser descarregada - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar