A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
O deputado municipal do Partido Socialista, Alberto Costa, lançou o repto ao executivo camarário para que o projeto “Viseu 5.0 – Estórias em Realidade Aumentada” seja ativado e colocado ao serviço da cidade e dos seus visitantes. O apelo foi deixado na última Assembleia Municipal.
Segundo o eleito socialista, a aplicação, que permite realizar visitas em 3D pela cidade de Viseu com recurso a realidade aumentada, encontra-se disponível no site do município, mas não pode ser descarregada nem utilizada.
Para Alberto Costa, trata-se de uma “ferramenta inovadora e com grande potencial turístico”, que deve ser recuperada e promovida como parte da estratégia de valorização do património local.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, admitiu desconhecer a aplicação, lançada em 2019 durante o anterior mandato, mas reconheceu que é uma pena que esteja inativo.
“Vamos ver isso e colocar os serviços informáticos da câmara a tratar para ver se isto fica disponível”, prometeu o autarca.
A aplicação “Viseu 5.0” foi desenvolvida para dispositivos móveis e combina georreferenciação e realidade aumentada, oferecendo uma experiência única aos visitantes. Ao deslocarem-se aos pontos assinalados no mapa da cidade e apontarem os seus telemóveis para os marcadores físicos existentes, os utilizadores podem interagir com figuras históricas como Viriato, Almeida Moreira, Augusta Cruz ou Augusto Hilário, ouvindo as suas histórias e testemunhos sobre a cidade de Viseu.
Para além de ser uma mais-valia para o turismo, o projeto assume também uma vertente pedagógica e cultural, tornando a história da cidade acessível e apelativa a públicos de todas as idades, através da tecnologia.