A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O presidente da Câmara de Viseu avisou que os apoios entregues aos clubes do concelho no âmbito dos contratos-programa desportivos vão ser atribuídos com “regras e clareza” e que não chegam folhas de excel para justificar a distribuição. O autarca, que deixou clara esta mensagem durante a Assembleia Municipal que se realizou nesta manhã de segunda-feira, justificou desta forma a razão pela qual os apoios para a formação ainda não foram distribuídos. Os clubes e associações queixam-se do atraso porque, dizem, compromete o desenvolvimento das atividades.
Na Assembleia Municipal, e depois de Lúcia Vilhena (BE) e Gonçalo Ginestal (PS) terem levantado a questão, Fernando Ruas disse que os contratos-programa são para assinar entre a autarquia e os clubes, mas quer saber para onde vai o dinheiro, até porque, salientou, “sabemos que os pais acabam por pagar o equipamento, as deslocações. Sao eles que pagam tudo”.
Segundo o autarca, a atribuição das verbas “não vai ser mais feita de forma mecânica”. “Não basta chegar com umas folhas de excel. Não, não. Nós temos de saber o que lhe damos e quem vai receber. Não me chega levarem uma coisa à câmara e dizer que está tudo em ordem e depois levamos à aprovação e já está”, disse.
“Nós vamos continuar a financiar os clubes, mas com clareza. Queremos dizer aos viseenses para onde vai o dinheiro que a Câmara dá. Vamos mesmo de fazer isto para bem de todos”, salientou Fernando Ruas.
E foi precisamente a área desportiva que o presidente da Câmara desatacou na informação que prestou na Assembleia Municipal, tendo em conta que Viseu vai ser a Cidade Europeia do Desporto em 2024. Para Fernando Ruas, isto significa “o reconhecimento às nossas associações desportivas, aos clubes e aos atletas que diariamente se esforçam para fazer mais e melhor”.
“Além das necessárias infraestruturas, criámos programas municipais de estímulo à prática desportiva desde os mais novos aos menos novos. Em Viseu há, ainda, uma real preocupação com o desporto adaptado”, acrescentou o autarca, anunciando que aos já conhecidos “embaixadores” como Tiago Ferreira, Mário Trindade, Tiago Ladeira ou João Félix vai também juntar-se o nome de António Silva, jogador que tem representado as cores do Benfica.