Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
O centro histórico de Viseu vai ter uma nova cafetaria. A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu inaugura esta sexta-feira (14 de fevereiro) a cafetaria inclusiva Docemente II às 16h00.
O espaço, localizado no número 55 da Rua D. Duarte, foi construído nos últimos meses. Em novembro do ano passado, a APPACDM assinou com a Câmara de Viseu um protocolo de colaboração que previa a cedência do espaço para o Docemente II.
Na altura, a dirigente da APPACDM, Cristina Duque Lemos, sublinhou que o espaço será “positivamente diferenciador, acolhedor, solidário e inclusivo” e uma “porta aberta à inclusão, à missão e à realidade da APPACDM Viseu”.
“Nesta cafetaria solidária e inclusiva serão empregues pessoas com deficiência e/ou doença mental. Serão também realizadas atividades e estágios em contexto de trabalho dos cursos de formação profissional na área da cozinha e serviço de bar da APPACDM Viseu”, disse a responsável.
Já a diretora executiva Emília Dias acrescentou que, no mesmo espaço, vão decorrer “ateliers, workshops, debates/conversas informais e outros eventos”. O Docemente II vai apostar em “menus saudáveis com produtos frescos locais e da produção da nossa quinta, baseados na experiência em confeção e qualidade alimentar” da APPACDM.
O projeto foi alvo de uma candidatura da própria instituição ao Prémio Capacitar do BPI e da Fundação La Caixa, que premiou a APPACDM Viseu. A instituição também tem uma cafetaria na sua própria sede, em Repeses, e que foi inaugurada em março de 2024.