Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu foi distinguida com o Prémio Capacitar do BPI e da Fundação La Caixa e vai criar uma cafetaria inclusiva no centro histórico da cidade, anunciou esta quinta-feira (21 de novembro) a instituição.
Em comunicado, a APPACDM de Viseu refere que o projeto – que foi alvo de uma candidatura da própria instituição ao Prémio Capacitar – promete ser “inovador” na valorização pessoal, social e profissional dos seus utentes. A associação foi uma das duas da região Centro contempladas pelos 1,1 milhões de euros do Prémio Capacitar, que apoia iniciativas sociais dirigidas a pessoas com deficiência, doenças mentais ou outras condições de saúde, promovendo a sua autonomia e empregabilidade.
O presidente da APPACDM, Pedro Baila Antunes, refere que a distinção orgulha “toda a comunidade” e constitui “mais uma oportunidade” para promover a inclusão. “Das pessoas que apoiamos e servimos diretamente, mas igualmente trazer cada vez mais a comunidade à nossa realidade tão humana e especial”, acrescenta.
A associação também assinou recentemente com a Câmara de Viseu um protocolo de colaboração tendo em vista a cedência de um espaço comercial para a cafetaria inclusiva, intitulada DoceMente II. O projeto prevê ainda a requalificação do número 57 da Rua D. Duarte, cujas obras já arrancaram.
A dirigente da APPACDM, Cristina Duque Lemos, sublinhou na apresentação que o espaço será “positivamente diferenciador, acolhedor, solidário e inclusivo” e uma “porta aberta à inclusão, à missão e à realidade da APPACDM Viseu”.
“Nesta cafetaria solidária e inclusiva serão empregues pessoas com deficiência e/ou doença mental. Serão também realizadas atividades e estágios em contexto de trabalho dos cursos de formação profissional na área da cozinha e serviço de bar da APPACDM Viseu”, disse a responsável.
Já a diretora executiva Emília Dias acrescentou que no mesmo espaço vão decorrer “ateliers, workshops, debates/conversas informais e outros eventos”. O estabelecimento vai apostar em “menus saudáveis com produtos frescos locais e da produção da nossa quinta, baseados na experiência em confeção e qualidade alimentar” da APPACDM.
Presente na ocasião, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, destacou o facto de a cafetaria ficar situada no “coração” da cidade e enalteceu o trabalho da associação “em prol da comunidade de pessoas com deficiência no nosso concelho”. O espaço deverá abrir as portas ao público em breve.